Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES

Autores

  • Rodrigo S. Pinto Universidade Federal de Pelotas
  • Simone P. T. de Mello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pedro A. Melo INPEAU

Palavras-chave:

Meta-avaliação. Processo de avaliação institucional. SINAES.

Resumo

O estudo apresenta a meta-avaliação do Processo de Avaliação Institucional das IES Brasileiras via SINAES, de 2004 à 2014, considerando o acompanhamento e a revisão do sistema. Foram analisadas as IES que finalizaram o seu Processo de Avaliação Institucional e que tiveram seu recredenciamento publicado no Diário Oficial da União em 2014, totalizando 66 universidades. Resultados indicam que as privadas não tiveram média conceitual abaixo do nível satisfatório de qualidade em nenhuma Dimensão. As públicas obtiveram média conceitual insatisfatória na Dimensão 1 – Missão e PDI e na 8 – Planejamento e Auto-avaliação. A meta-avaliação é oportuna e necessária, qualificando o processo numa perspectiva somativa.

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Publicado

10-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/157575. Acesso em: 19 abr. 2025.