UNIVERSIDADE E PERTINÊNCIA SOCIAL: ALGUNS APONTAMENTOS PARA REFLEXÃO

Autores

  • Ana Carolina Spatti Universidade Estadual de Campinas/Mestranda do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Milena Pavan Serafim Professora da Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas
  • Rafael de Brito Dias Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas.

Palavras-chave:

Universidade, Neoliberalismo, Pertinência social, transformação social.

Resumo

O presente artigo parte da ideia de que as universidades públicas brasileiras vêm passando por transformações significativas ao longo das últimas décadas. Alguns autores apontam que as universidades estão deixando de ser um modelo de instituição social e se transformando em uma organização operacional. Buscando contribuir com o debate sobre as transformações da universidade pública brasileira e sobre a mercantilização do ensino superior, o artigo – a partir de uma revisão histórico-bibliográfica – busca apresentar alguns apontamentos importantes sobre as mudanças recentes nas universidades. E discute, por fim, algumas das ações que poderiam ser tomadas no sentido de permitir que a universidade assuma efetivamente seu papel de instituição capaz de transformar a sociedade.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Spatti, Universidade Estadual de Campinas/Mestranda do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
    Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA - UNICAMP). Graduada em Gestão de Políticas Públicas e Administração (FCA - UNICAMP) . Possui trabalhos e projetos desenvolvidos na área de Gestão, com enfoque principal em políticas públicas de saúde e Ensino Superior. Tem experiência na universidade como monitora das disciplinas Sociedade e Ambiente, Estatística e Cálculo. Atualmente ministra aulas de Gramática no Cursinho Comunitário Colmeia (Limeira, SP) e atua como estagiária docente (PED) da disciplina Epistemologia e Filosofia da Ciência.
  • Milena Pavan Serafim, Professora da Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas
    Professora Doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências humanas e Sociais (CAPES 3) e em Política Científica e Tecnológica (CAPES 6), ambos da Unicamp. Graduada em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Pesquisadora do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI).
  • Rafael de Brito Dias, Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas.
    Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas, Campus de Limeira. Atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CAPES 3) e no Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (CAPES 6), ambos na Unicamp. Coordenador do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) e do GAPI (Grupo de Análise de Políticas de Inovação). Membro do Conselho Orientador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Unicamp. Graduado em Economia pela Facamp (Faculdades de Campinas, 2003).

Downloads

Publicado

28-07-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UNIVERSIDADE E PERTINÊNCIA SOCIAL: ALGUNS APONTAMENTOS PARA REFLEXÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/161433. Acesso em: 19 abr. 2025.