MODERNIDADE EM (DES) ENCONTRO: A EDUCAÇÃO ENTRE EXPRESSIVISMO E OBJETIVIDADE

Autores

  • Amarildo Luiz Trevisan Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS.
  • Geraldo Antonio da Rosa Universidade de Caxias do Sul - UCS/RS

Palavras-chave:

modernidade, expressivismo, objetividade.

Resumo

O artigo procura esclarecer certos conflitos em que incorrem as teorias da educação e a formação de professores seguindo os preceitos do reconhecimento. Para isso, parte da divisão proposta por Charles Taylor em seu monumental escrito “Hegel” (1975), quando denota a existência de duas forças contrárias presentes no coração da modernidade: o espírito do Romantismo, por um lado, e o da Ilustração ou do Iluminismo, por outro. A partir da correlação dessas ideias com as filosofias de Rousseau e Kant, o artigo pergunta: Como refletir a educação para além dos panópticos do sistema, próprios das políticas públicas de avaliação hoje hegemônicas globalmente? Ou então, como desenvolver a resistência a políticas equivocadas sem cair nos riscos do romantismo? Dessa forma, procura articular a consideração à expressividade com a objetividade das normas e procedimentos no campo das pesquisas acadêmicas, bem como na melhoria das campanhas educativas de mudança da mentalidade social.

Biografia do Autor

  • Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS.
    Doutor em Educação pela Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutor em Humanidades pela Universidade Carlos III (UC3M), da Comunidade de Madri; é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisador do CNPq. Email: trevisanamarildo@gmail.com
  • Geraldo Antonio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul - UCS/RS
    Doutor em Teologia: Religião e Educação pela Escola Superior de Teologia (EST/São Leopoldo-RS) e Pós-Doutor em Humanidades pela Universidade Carlos III (UC3M), da Comunidade de Madri, Espanha; é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). E-mail: geraldorosa06@gmail.com

Downloads

Publicado

02-10-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MODERNIDADE EM (DES) ENCONTRO: A EDUCAÇÃO ENTRE EXPRESSIVISMO E OBJETIVIDADE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/162142. Acesso em: 19 abr. 2025.