A avaliação da educação superior em escala global: da acreditação aos rankings e os resultados de aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Qualidade da educação superior, rankings, AHELO.

Resumo

Desde as décadas finais do século XX, a globalização tem impactado as políticas educacionais, criando uma agenda globalmente estruturada para a educação (DALE, 2010). Nos sistemas educativos nacionais surgiu preocupação pela avaliação e, no caso da educação superior, políticas relativas à aferição da sua qualidade começaram em torno dos anos de 1980, sendo essa a primeira fase do Estado Avaliador (AFONSO, 2013; NEAVE, 2012) Nesse marco, o texto analisa as tendências atuais de avaliação da educação superior em nível global desde fins do século XX até o presente, através de três políticas: a acreditação/avaliação da educação superior; os rankings internacionais de universidades e a avaliação de resultados de aprendizagem. Pretende-se analisar essas três estratégias e verificar se elas estão conduzindo a educação superior à fase pós-Estado Avaliador (AFONSO, 2013), em que cada vez os Estados Nacionais terão menos autonomia perante outras instituições que compõem a governança global da educação superior (DALE, 2010).

Biografia do Autor

  • Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo
    Programa de Pós-Graduação em Educação (FE-USP) Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM USP) Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH USP) Área: Educação superior, avaliação da educação superior, políticas de educação superior. Brasil e América Latina

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Publicado

13-12-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A avaliação da educação superior em escala global: da acreditação aos rankings e os resultados de aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/163244. Acesso em: 19 abr. 2025.