INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS AVALIATIVOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA

Autores

  • Eula Maria Melo Barcelos Costa Universidade Federal de Goiás. http://orcid.org/0000-0002-6161-3850
  • Rosângela Nunes Almeida de Castro Universidade Federal de Goiás
  • Everton Wirbitzki da Silveira Universidade Federal de Goiás
  • Aretuza Alves Marcório Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Integração de processos avaliativo, Meta-avaliação, Avaliação institucional.

Resumo

A partir da concepção inicial de que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes deslocou-se para um processo marcadamente regulatório, este artigo traz um breve retrospecto das mudanças ocorridas desde a sua instituição em 2004. Ademais, considerando que a avaliação tem recebido cada vez mais destaque no contexto da busca por propostas e soluções, é apresentado um modelo, elaborado após a realização de uma meta-avaliação em uma universidade, que pretende integrar os processos avaliativos internos e externos, o que propicia múltiplas análises capazes de subsidiar a gestão das universidades.

Biografia do Autor

  • Eula Maria Melo Barcelos Costa, Universidade Federal de Goiás.
    Profa. Associada da Universidade Federal de Goiás, lotada na Faculdade de Farmácia, membro da Comissão Própria de Avaliação.

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Publicado

13-12-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS AVALIATIVOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/166811. Acesso em: 19 abr. 2025.