Crescimento da atividade científica nas universidades federais brasileiras: análise por áreas temáticas

Autores

  • Cláudia Daniele de Souza Universidad Carlos III de Madrid (UC3M); Laboratorio de Estudios Métricos de Información (LEMI); Instituto Interuniversitario de Investigación Avanzada sobre Evaluación de la Ciencia y la Universidad (INAECU). http://orcid.org/0000-0002-4168-9399
  • Daniela De Filippo Universidad Carlos III de Madrid (UC3M); Laboratorio de Estudios Métricos de Información (LEMI); Instituto Interuniversitario de Investigación Avanzada sobre Evaluación de la Ciencia y la Universidad (INAECU).
  • Elías Sanz Casado Universidad Carlos III de Madrid (UC3M); Laboratorio de Estudios Métricos de Información (LEMI); Instituto Interuniversitario de Investigación Avanzada sobre Evaluación de la Ciencia y la Universidad (INAECU).

Palavras-chave:

Sistema universitário brasileiro. Educação Superior. Indicadores bibliométricos.

Resumo

Brasil tem experimentado um crescimento científico bastante notável e o desenvolvimento do sistema público de ensino superior, sustentado principalmente pelos Programas de Pós-Graduação, desempenha um papel central. Diversas políticas públicas para promover o crescimento, a qualidade e a internacionalização das universidades tiveram um impacto evidente no sistema científico. Propõe-se descrever e analisar de que maneira tais políticas afetaram o crescimento em diferentes áreas temáticas. Considera-se como indicadores de insumos o número de alunos matriculados e professores doutores vinculados a Programas de Pós-Graduação, extraídos do sistema GeoCapes e como saída, as publicações científicas do Brasil indexadas na base de dados internacional Web of Science. Examinou-se o período 2004-2012, com foco do estudo centrando-se no caso das universidades federais brasileiras. Através de indicadores bibliométricos e estatísticos observou-se que os novos critérios de avaliação de professores e universidades têm modificado o perfil da atividade tradicional de disciplinas científicas, o que resulta particularmente evidente em áreas como Ciências Humanas e Sociais.

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Publicado

13-12-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Crescimento da atividade científica nas universidades federais brasileiras: análise por áreas temáticas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/167545. Acesso em: 19 abr. 2025.