CAPITAL E PODER A SERVIÇO DA GLOBALIZAÇÃO: OS OLIGOPÓLIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL

Autores

  • Andreia Gomes da Cruz Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, Campus Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.
  • Maria de Fátima Costa de Paula Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Palavras-chave:

Educação superior privada, Mercadorização da educação, Oligopólios da Educação superior.

Resumo

O artigo tem como finalidade problematizar o surgimento dos oligopólios da educação superior privada que emergem como consequência do processo de reconfiguração da educação superior brasileira em decorrência da adoção de políticas públicas de viés neoliberal na década 1990, que ocorrem como resultado de profundas transformações no campo da Educação, no Brasil. Diante deste processo presencia-se o início das fusões, formando grandes conglomerados educacionais, resultando na financeirização do ensino superior. O estudo detecta um movimento que vem ocorrendo em que o processo capitalista de acumulação favorece a formação de conglomerados, cujo poder econômico rege um segmento que deveria ser gerido pelo Estado.

Biografia do Autor

  • Andreia Gomes da Cruz, Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, Campus Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.
    Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES/UFF). Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói; Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, Campus Rio de Janeiro.
  • Maria de Fátima Costa de Paula, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
    Pós-doutora em Políticas Públicas de Educação Superior na América Latina pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Buenos Aires, Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela École des Haustes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFF). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES) vinculado à Faculdade de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFF e Pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

17-10-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAPITAL E PODER A SERVIÇO DA GLOBALIZAÇÃO: OS OLIGOPÓLIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/169128. Acesso em: 19 abr. 2025.