Avaliação Institucional em uma universidade pública brasileira multicâmpus: processos e desafios na qualificação da gestão

Autores

Palavras-chave:

Gestão Universitária. Avaliação Institucional. Universidade Multicâmpus.

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre os processos que compõe a avaliação institucional de uma universidade multicâmpus e suas contribuições na melhoria da gestão. A pesquisa de natureza qualitativa tem sua abordagem centrada em um estudo de caso com foco em uma IES pública situada no Estado do Paraná/Brasil. O estudo parte das ações adotadas pela instituição no atendimento da legislação bem como de suas políticas internas de avaliação e os desdobramentos na gestão. As reflexões se pautam em uma análise documental com base na legislação nacional e nos documentos da universidade como o Relatório de Gestão e o Relatório de Autoavaliação Institucional, dentre outros, sendo essa associada a uma pesquisa participante. As práticas avaliativas instituídas nos treze câmpus da IES permitem as seguintes conclusões: a) mudanças e inovações fazem parte da sociedade e a universidade atua como indutora destas inovações, por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão; b) vencer o desafio de crescer quantitativamente e qualitativamente passa pela definição de indicadores e de processos avaliativos consistentes; c) os progressos em torno da avaliação institucional possibilitam a melhoria da gestão universitária. Uma IES tecnológica com estrutura multicâmpus enfrenta desafios constantes que exigem decisões coletivas, planejamento e reorganização para que os objetivos da avaliação institucional sejam alcançados, em sintonia entre o macro contexto da universidade e as questões locais/regionais.

Biografia do Autor

  • Hilda Alberton de Carvalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
    Doutora em Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Diretora de Gestão da Avaliação Institucional (Diretoria de Gestão da Avaliação Institucional), Ouvidora Geral da UTFPR e Presidente da CPA. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP) da UTFPR e docente no Departamento Acadêmico de Gestão e Economia. Fone: (041) 41-3310-4897. E-mail: hilda@utfpr.edu.br. Avenida Silva Jardim, 230, 12a, Curitiba, PR – CEP: 80230-000.
  • Oséias Santos de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
    Doutor em Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Assessor de Desenvolvimento Estratégico (Diretoria de Gestão da Avaliação Institucional). Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP) da UTFPR e docente no Departamento de Educação. Fone: (041) 41-3310-4509. E-mail: oseiass@utfpr.edu.br. Endereço para correspondência: Rua Francisco Klos, 185, Sobrado 02, Bairro Boa Vista, Curitiba, PR – CEP: 82560-510
  • Isaura Alberton de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
    Doutora em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Chefe de Gabinete da Reitoria da UTFPR. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP) da UTFPR, docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública e docente no Departamento Acadêmico de Gestão e Economia. Fone: (041) 41-3310-4424. E-mail: alberton@utfpr.edu.br. Avenida Silva Jardim, 230, 11a, Curitiba, PR – CEP: 80230-000.

Downloads

Publicado

26-12-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação Institucional em uma universidade pública brasileira multicâmpus: processos e desafios na qualificação da gestão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/169367. Acesso em: 19 abr. 2025.