O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO VESTIBULAR E A PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNEMAT

Autores

  • Douglas Ehle Nodari Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Elizeth Gonzaga dos Santos Lima Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Acesso, Permanência, Educação Superior, Desempenho acadêmico

Resumo

Esse estudo analisa a permanência a partir das correlações entre o desempenho dos estudantes no vestibular e durante a graduação. Teve como questão: o desempenho dos estudantes no vestibular está correlacionado com a permanência destes nos cursos de graduação da Unemat - Campus/Cáceres? Caracteriza-se como pesquisa descritiva e adota a perspectiva quanti-qualitativa. A coleta de dados realizou-se por meio da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Envolveu 953 ingressantes nos 12 cursos de graduação do campus de Cáceres. Os dados evidenciaram: idade média no ingresso (23 anos), desempenho médio no vestibular (3,88), desempenho médio na graduação (6,19). Em relação ao fluxo acadêmico: conclusão 27%, evasão 37%, retenção 32%, transferências 4%. Verificamos correlações significativas em 20% dos cruzamentos realizados. Dos resultados verificamos que maiores desempenhos no vestibular associam-se a melhores desempenhos durante a graduação, influenciam a permanência e os índices de conclusão, evasão e retenção. Concluímos apontando algumas possibilidades voltadas à permanência e à conclusão, como: implantação de programas de permanência com foco nos extratos específicos, assim como adotado para o ingresso, atuação Universidade/Educação Básica e flexibilização dos currículos dos cursos.

Biografia do Autor

  • Douglas Ehle Nodari, Universidade do Estado de Mato Grosso
    PTES - Profissional Técnico da Educação Superior Licenciado em Matemática (UNEMAT - 2008) Mestre em Educação (UNEMAT, 2016)
  • Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Professora Adjunta Doutora em Educação (UNICAMP - 2008) Mestre em Educação (UFRGS - 2002)
  • Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
    Professora Adjunta Doutora em Educação (UFMS - 2009) Mestre em Educação (UCDB - 2005)

Downloads

Publicado

08-05-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO VESTIBULAR E A PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNEMAT. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/171602. Acesso em: 19 abr. 2025.