Sistema de autoavaliação de cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Autoavaliação, Licenciaturas, Educação a distância.

Resumo

O processo de autoavaliação de cursos de educação superior, quando garante clareza dos aspectos avaliados e contínua reflexão, propicia o reconhecimento das especificidades e necessidades desses cursos, e a indicação de possíveis aprimoramentos. O objetivo deste artigo é apresentar um sistema de autoavaliação de cursos de licenciaturas ofertados na modalidade de educação a distância, construído a partir de uma experiência desenvolvida no Núcleo de Avaliação do Laboratório de Novas Tecnologias – UFSC. O sistema de autoavaliação é composto por um conjunto de categorias de análises agrupadas pelos critérios de particularidade e especificidade crescentes, com o objetivo de facilitar a coleta de dados sobre a realidade com lentes cada vez mais próximas da ação educativa. As categorias de análise são dimensões, subdimensões, elementos de análise e indicadores. As dimensões do sistema, que orientam as demais categorias, são: Corpo Social, Infraestrutura, Pedagógica e Resultados. O sistema proposto é flexível, no sentido de que seus componentes podem ser adaptados de acordo com a configuração do curso de licenciatura EaD a ser avaliado e com as especificidades da realidade educacional implicada neste processo.

Biografia do Autor

  • Diego Eller Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestre em Métodos e Gestão em Avaliação. Doutorando em Engenharia de Produção - UFSC.

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Publicado

08-05-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sistema de autoavaliação de cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/172713. Acesso em: 19 abr. 2025.