A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SEUS DESDOBRAMENTOS A PARTIR DO PROGRAMA REUNI: TENDÊNCIAS E LACUNAS
Palavras-chave:
Reuni, Políticas Públicas de Educação Superior, MapeamentoResumo
O presente trabalho possui como objetivo mapear a produção do conhecimento relacionada ao tema políticas públicas para a expansão da educação superior, e seus desdobramentos por meio do “Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)” na produção científica publicada no Brasil no período de 2007 a 2016. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de teses e dissertações publicadas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de artigos publicados em periódicos na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), e de trabalhos completos publicados em anais de reuniões científicas nacionais realizadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Como resultados pode-se verificar que o programa Reuni tem sido analisado por dois vieses: o da avaliação política e o da análise de sua implementação e efeitos iniciais. Nesse sentido, embora tenha uma significativa produção, o tema ainda pode ser explorado, especialmente quanto a seus impactos, em termos de qualidade da educação, expansão da pós-graduação, reformulação curricular, dentre outras categorias de análise.Downloads
Publicado
09-05-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Como Citar
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SEUS DESDOBRAMENTOS A PARTIR DO PROGRAMA REUNI: TENDÊNCIAS E LACUNAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/178245. Acesso em: 19 abr. 2025.