A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SEUS DESDOBRAMENTOS A PARTIR DO PROGRAMA REUNI: TENDÊNCIAS E LACUNAS

Autores

  • Ana Maria Silva Magalhães Universidade Federal da Grande Dourados
  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Reuni, Políticas Públicas de Educação Superior, Mapeamento

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo mapear a produção do conhecimento relacionada ao tema políticas públicas para a expansão da educação superior, e seus desdobramentos por meio do “Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)” na produção científica publicada no Brasil no período de 2007 a 2016. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de teses e dissertações publicadas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de artigos publicados em periódicos na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), e de trabalhos completos publicados em anais de reuniões científicas nacionais realizadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Como resultados pode-se verificar que o programa Reuni tem sido analisado por dois vieses: o da avaliação política e o da análise de sua implementação e efeitos iniciais. Nesse sentido, embora tenha uma significativa produção, o tema ainda pode ser explorado, especialmente quanto a seus impactos, em termos de qualidade da educação, expansão da pós-graduação, reformulação curricular, dentre outras categorias de análise.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Silva Magalhães, Universidade Federal da Grande Dourados
    Doutoranda em Educação, na Linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.
  • Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados
    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com os temas avaliação e educação superior.

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Publicado

09-05-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SEUS DESDOBRAMENTOS A PARTIR DO PROGRAMA REUNI: TENDÊNCIAS E LACUNAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/178245. Acesso em: 19 abr. 2025.