A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Autores

  • Joice da Costa Martins Universidade Federal da Bahia
  • Jorge Luiz Lordelo de Sales Ribeiro Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Avaliação Institucional. Servidores Técnico-Administrativos em Educação. TAE. Universidades Federais. Sinaes.

Resumo

O presente artigo buscou compreender como ocorre a participação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) na avaliação institucional das universidades federais brasileiras, a partir da perspectiva dos Relatórios de Autoavaliação Institucional elaborados pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA). A amostra da pesquisa foi composta pelas cinco universidades federais melhor conceituadas no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2014, uma por região do país, sendo selecionadas a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os trechos dos relatórios onde os servidores TAE são mencionados foram identificados a utilizando descritores estabelecidos previamente, transcritos e examinados pelo horizonte da análise categorial proposta por Bardin (2011). Os resultados encontrados revelaram que, ao contrário do que indicam os princípios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e do que recomenda a literatura, existe pequena participação efetiva dos servidores TAE na avaliação institucional das universidades federais brasileiras.

Biografia do Autor

  • Joice da Costa Martins, Universidade Federal da Bahia
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU/IHAC/UFBA), linha de pesquisa III: Gestão, Formação e Universidade. MBA em Gestão de Recursos Humanos (FSBA). Secretária Executiva (UFBA). Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Violência e Subjetividade (SAVIS). E-mail: joicemartins.rh@gmail.com. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Pavilhão de Aulas V, rua Barão de Jeremoabo, s/n - Ondina. Salvador/BA. CEP: 40170-115.
  • Jorge Luiz Lordelo de Sales Ribeiro, Universidade Federal da Bahia
    Doutor em Educação (UFBA). Professor Associado do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU), da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Violência e Subjetividade (SAVIS). E-mail: josales@ufba.br. Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional (SUPAD), rua Barão de Jeremoabo, s/n - Ondina. Salvador/BA. CEP: 40170-115.

Downloads

Publicado

09-05-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/182166. Acesso em: 19 abr. 2025.