CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO (EPV) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Estágio Pedagógico Voluntário. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão sobre a formação de professores da Graduação em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no estado do Paraná. Sabe-se que a educação é influenciada por diversas mudanças que estão ocorrendo, exigindo do professor universitário o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de novas técnicas e competências didático-pedagógicas. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo consiste em analisar as contribuições e limitações do Estágio Pedagógico Voluntário para a formação de professores no ensino superior dos egressos do curso de Bacharelado em Administração. O método de pesquisa utilizado foi estudo de caso único, pesquisa descritiva, com ênfase na pesquisa qualitativa; a coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevista individual com ex-estagiários do programa EPV. Os resultados apontaram que o EPV contribui para o aprofundamento do conhecimento e aplicação dos conteúdos, possibilitando uma visão geral do aprendizado e da experiência como professor na sala de aula; no entanto, as limitações do EPV estão intimamente relacionadas com a própria falta de reflexões dessa prática educativa e a falta da concepção pedagógica do papel do educador. Conclui-se que o EPV, apesar de ser um programa que contribui para o desenvolvimento técnico dos egressos de Administração, apresenta ainda limitações voltadas para a formação didática e pedagógica.

Biografia do Autor

  • Márcia Sierdovski, Universidade Estadual do Centro-Oeste
    Mestranda em Administração pela Unicentro
  • Sílvio Roberto Stefano, Universidade Estadual do Centro-Oeste
    Pós-Doutor em Administração pela Univali (2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM. Projetos de Pesquisa financiados pela Fundação Araucária e CNPq. Projeto de Extensão financiado pelo Proext MEC.
  • Marcia Aparecida Zampier, Universidade Estadual do Centro-Oeste
    Mestrado em Administração pela UFPR
  • Elaine Aparecida Regiani de Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda em Engenharia de Produção

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Publicado

15-05-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO (EPV) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/182494. Acesso em: 19 abr. 2025.