AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA O PROFESSOR

Autores

  • Girlene Ribeiro de Jesus Universidade de Brasília
  • Amanda Guedes Andrade Bedritichuk Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Auto-avaliação institucional. Sinaes. Avaliação docente

Resumo

O presente estudo tem como objetivo construir e validar um questionário que contemple a percepção docente no processo de autoavaliação institucional da Universidade de Brasília. Para tanto, foram considerados os eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), foi realizada pesquisa bibliográfica e um grupo focal foi conduzido com docentes. Com base nas informações obtidas foi elaborada uma primeira versão do questionário, que passou por um refinamento por meio da avaliação de seis juízes. A versão final do instrumento foi enviada pela internet aos docentes da UnB. Os resultados indicaram relevantes evidências de validade da estrutura composta por três fatores: Infraestrutura física; Planejamento, Avaliação, Desenvolvimento e Gestão Institucional e Políticas acadêmicas e gestão do corpo docente. Conclui-se, que o questionário de autoavaliação institucional a ser respondido pelo docente apresentou evidências suficientes para ser incorporado ao processo de autoavaliação da Universidade de Brasília.

Biografia do Autor

  • Girlene Ribeiro de Jesus, Universidade de Brasília
    Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília
  • Amanda Guedes Andrade Bedritichuk, Universidade de Brasília
    Mestre em Educação. Membro da CPA da Universidade de Brasília

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Publicado

12-09-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA O PROFESSOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/184276. Acesso em: 19 abr. 2025.