FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SUS: ANÁLISE DE REFORMAS CURRICULARES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Autores

  • Elisabetta Recine Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição/Universidade de Brasília/Professora Associada
  • Kelly Poliany de Souza Alves Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva - Instituto de Medicina Social?Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Doutoranda
  • Estelamaris Monego Faculdade de Nutrição/Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil/Professora Titular Aposentada
  • Andrea Sugai Universidade Federal de Goiás/Professora Adjunta
  • Alice Cristina Medeiros Melo Organização Pan-Americana de Saúde, Brasília/Consultora Nacional da Representação OPAS/OMS no Brasil

Palavras-chave:

Formação profissional. Nutricionista. Sistema Único de Saúde.

Resumo

A reorganização do modelo assistencial do Sistema Único de Saúde/SUS se constitui em um desafio e a formação dos profissionais que o integram se apresenta como uma das barreiras para implementação da atenção integral à saúde. Dessa maneira, o objetivo desse estudo foi relatar e problematizar experiências de mudanças na formação de nutricionistas em instituições de ensino superior/IES públicas e privadas, de diferentes regiões do país, que adotaram a formação para o SUS como eixo norteador. Foram avaliados nove cursos, cujos resultados foram sintetizados em quatro eixos: integração com serviços de atenção à saúde; atuação prática; abordagem integrada do conhecimento e; articulação da formação com projetos de pesquisa e extensão. Estratégias indutoras de reestruturação da formação profissional, como PET e Pró-Saúde, contribuíram na interlocução das IES com gestores e profissionais de saúde e na inserção oportuna dos estudantes na rede de serviços. Reformulações pedagógicas amplas nas IES oportunizaram mudanças mais inovadoras, estruturais e sustentadas. No entanto, permanecem desafios como articulação interna dos professores de diferentes áreas de conhecimento, formação pedagógica dos docentes e inclusão de gestores e profissionais do SUS no planejamento do processo de ensino-aprendizagem em serviço.

Biografia do Autor

  • Elisabetta Recine, Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição/Universidade de Brasília/Professora Associada
    Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição/Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Kelly Poliany de Souza Alves, Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva - Instituto de Medicina Social?Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Doutoranda
    Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva - Instituto de Medicina Social?Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Estelamaris Monego, Faculdade de Nutrição/Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil/Professora Titular Aposentada
    Faculdade de Nutrição/Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.
  • Andrea Sugai, Universidade Federal de Goiás/Professora Adjunta
    Faculdade de Nutrição/Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
  • Alice Cristina Medeiros Melo, Organização Pan-Americana de Saúde, Brasília/Consultora Nacional da Representação OPAS/OMS no Brasil
    Organização Pan-Americana de Saúde, Brasília, DF, Brasil

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Publicado

12-09-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SUS: ANÁLISE DE REFORMAS CURRICULARES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/187164. Acesso em: 19 abr. 2025.