Métodos avaliativos da aprendizagem no bacharelado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Autores/as

  • Daisy Rizatto Tronchin Universidade de Sorocaba

    Palabras clave:

    Avaliação educacional. Educação superior. Estudantes de enfermagem. Aprendizagem.

    Resumen

    O objetivo deste estudo foi analisar os métodos de avaliação descritos nos programas de aprendizagem das disciplinas integrantes da matriz curricular do Projeto Político Pedagógico, implementado em 2010, na Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Pesquisa de abordagem quantitativa e documental, cujos dados foram coletados dos programas de aprendizagem empregando-se um formulário. A coleta de dados ocorreu no mês de agosto, dos anos de 2011, 1012 e 2013 e para análise empregou-se estatística descritiva e inferencial, a um nível de significância de 5%. Dentre os métodos de avaliação predominou na EEUSP a participação em sala de aula e trabalho escrito 60,4% e nas unidades parceiras a prova escrita 64,7% com diferença estatística significante. A maior parte das disciplinas ministradas no bacharelado em enfermagem empregou métodos participativos na avaliação, contudo a prova escrita prevaleceu nas unidades parceiras da EEUSP.

    Publicado

    2017-12-05

    Número

    Sección

    Artigos

    Cómo citar

    Métodos avaliativos da aprendizagem no bacharelado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 758–771, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/188280. Acesso em: 14 oct. 2025.