Motivação docente: reflexões acerca do construto

Autores

  • Tárcia Rita Davoglio Universidade de Sorocaba
  • Bettina Steren dos Santos

Palavras-chave:

Construto. Motivação. Educação superior.

Resumo

Este ensaio reflexivo visa problematizar a conceituação, a descrição e a pesquisa da motivação docente, defendendo a necessidade de compreender a motivação como um construto que, embora complexo e multifacetado, demanda por clareza conceitual e epistemológica, além de definição semântica e operacional em sua aplicação nas pesquisas empíricas no âmbito da Educação. Propõe-se, em última análise, a oferecer subsídios para a promoção do debate profícuo sobre o que constitui a motivação como objeto de pesquisa, especialmente no campo da Educação e da docência. Inicialmente, fazemos a caracterização de construto e suas definições, para em seguida debater sobre as diferentes formas de enfocar teoricamente a motivação e analisá-la no contexto docente da Educação. Acostumados ao uso do termo motivação como um “coringa” retomar seu sentido científico, atribuindo-lhe balizas e limites constitutivos e operacionais é uma urgência na pesquisa sobre a temática.

Downloads

Publicado

05-12-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Motivação docente: reflexões acerca do construto. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 772–792, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/188282. Acesso em: 19 abr. 2025.