Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

Palavras-chave:

Sentido e significado, Trabalho, Universidade

Resumo

Os sentidos e significados do trabalho são a forma como os indivíduos, a partir de suas experiências e percepções, compreendem a sua atividade laboral. Nesse artigo objetiva-se identificar os sentidos e significados do trabalho para servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Utilizou-se um questionário online, em que participaram 151 servidores da UFSC. Através da análise de conteúdo os dados foram sistematizados em três categorias de análise, que representam os sentidos e significados atribuídos ao trabalho pelos participantes. De um lado, no polo positivo o trabalho mostrou-se relacionado, principalmente, a uma função social, ao orgulho da instituição, ao gostar do que se faz e a possibilidade de crescimento profissional e/ou pessoal. Enquanto sentido instrumental destacou-se os que relacionam o trabalho a salário e a estabilidade. Por fim, no polo negativo o trabalho é compreendido como decepção, adoecimento, desmotivação e fardo. Estes significados podem influenciar no comprometimento, adesão e o trabalho do servidor. Portanto, cabe à gestão observar e desenvolver estratégias para minimizar os sentidos instrumentais e negativos.

Biografia do Autor

  • Thiago Soares Nunes, Centro Universitário UNA
    Professor do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC (2011). Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC (2008). Graduação em Administração pela UFSC (2007).
  • Júlia Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda em Psicologia (UFSC) - Área de Psicologia das Organizações e do Trabalho (Linha 1 - Processos Psicossociais e de saúde no trabalho e nas organizações) com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Psicologia - Ênfase em Psicologia da Saúde (UFSM). Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing (UNIFRA). Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (WP/FACCAT). Graduada em Psicologia (UNIFRA).
  • Lucas Schweitzer, Universidade Federal de Santa Catarina
    Psicólogo formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina, com especialização em Avaliação Psicológica. Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo vinculado ao Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT/UFSC).
  • Suzana da Rosa Tolfo, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2000). Mestre em Administração pela UFSC (1991). Especialização em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986). Graduação em Psicologia pela UFSC (1985). Coordenadora Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT/UFSC).
  • Leonor María Cantera Espinosa, Universitat Autònoma de Barcelona
    Professora Titular e Diretora do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Doutora em Psicologia pela Universidade de Porto Rico (1992) e em Psicologia Social pela UAB (2004). Mestrados em: Psicologia Comunitária pela Universidade de Porto Rico (1988); e Autoconhecimento, Sexualidade, Relações humanas pela Universidade de Alcalá (2010). Especializações em: Ciências Naturales pela Universidade de Porto Rico (1980); Teacher training Intensive in Special Education pela Adelphi University (1985); Grupos Comunitários para a Saúde pela Universidade de Alcalá (2010). Graduação em Psicologia pela Universidade de Porto Rico (1982) e pela Universidade de Almería (2002). Coordenadora do grupo de pesquisa sobre “Violencia en la Pareja y en el Trabajo” (VIPAT/UAB).

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Publicado

24-06-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sentidos e significados do trabalho para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/188915. Acesso em: 19 abr. 2025.