INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DE MOBILIDADE DOS ESTUDANTES ENTRE PAISES DO NORTE E DO SUL GLOBAL

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação Superior. Mobilidade estudantil. Sul Global.

Resumo

O processo de internacionalização da Educação Superior(ES) apresenta cada vez mais centralidade na dinâmica de desenvolvimento desse setor e se expressa em diversas respostas por meio das quais os sistemas e as instituições tentam fazer frente aos desafios da globalização e da regionalização. Embora a internacionalização não se reduz ao fenômeno da mobilidade estudantil, esta tem sido uma das formas mais visíveis e impactantes. Esse artigo tem como objetivo descrever e interpretar tendências da mobilidade internacional de estudantes da ES e analisar essas tendências de mobilidade entre regiões globais e na sua relação com o Brasil. Para atingir o objetivo, fizemos revisão da literatura especializada, de documentos de políticas e institucionais, assim como bases de dados estatísticos internacionais. Ao discutir, o artigo justifica que os mecanismos de mobilidade criados são inconsistentes, resultando muitas vezes na transferência de recursos financeiros significativos dos países em desenvolvimento para os países desenvolvidos.

Biografia do Autor

  • Marialva Moog Pinto, Instituto Universitario Sudamericano - IUSUR
    Doutora - UNISINOS- CAPES, Coordenadora do Mestrado de Educação- Angola; Docente do Mestrado Instituto Universitario Sudamericano - IUSUR - Uruguai.
  • Enrique Larrechea Martinez, Instituto Universitario Sudamericano - IUSUR
    Doutor pela Universidad del Salvador, de Buenos Aires, Argentina. Docente e Pesquisador do Instituto Universitário Sudamericano – IUSUR

Downloads

Publicado

12-09-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DE MOBILIDADE DOS ESTUDANTES ENTRE PAISES DO NORTE E DO SUL GLOBAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/189754. Acesso em: 19 abr. 2025.