Produção de conhecimento sobre avaliação educacional publicada no Brasil durante a década de 1980
Palavras-chave:
Avaliação educacional, Análise bibliométrica, Produção de conhecimentoResumo
O artigo apresenta mapeamento da produção de conhecimento sobre avaliação educacional publicada no Brasil durante a década de 1980. O referencial teórico e metodológico se baseou na literatura que discute os procedimentos para a coleta de dados em estudos bibliométricos. Os resultados fornecem a ideia do estado da arte da evolução desse campo de conhecimento, bem como permitem algumas constatações a respeito da construção do campo da avaliação no Brasil, evidenciando, por exemplo, o local em que se encontra esse campo e quais os principais autores que o formam.
Referências
BARREYRO, Gladys Beatriz; ROTHEN, José Carlos. Para uma história da avaliação da educação superior brasileira: análise dos documentos do Paru, Cnres, Geres e Paiub. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 131-152, mar. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772008000100008&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 fev. 2018.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; PINTO, Regina Paim. Avaliação na educação básica, 1990-1998. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; PINTO, Regina Paim; MARTINS, Angela Maria; DURAN, Marília Claret Geraes. Avaliação na Educação Básica nos anos 90 segundo os periódicos acadêmicos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 49-88, nov. 2001.
BORGES, Regilson Maciel. CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Avaliação educacional: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro v. 19 n. 70, p. 42-56, jan./mar. 2011.
BORGES, Regilson Maciel. Os alicerces da avaliação educacional no Brasil: a elaboração teórica de intelectuais na década de 1980. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2017.
BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
CALDERÓN, Adolfo Ignacio; BORGES, Regilson Maciel. La evaluación educacional en el Brasil: de la transferencia cultural a la evaluación emancipadora. Educación, Lima, v. 22, p. 77-95, mar. 2013a.
CALDERÓN, Adolfo Ignacio; BORGES, Regilson Maciel. Avaliação educacional: uma abordagem à luz das revistas científicas brasileiras. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Madrid, Espanha, v. 6, n. 1, p. 167-183, mar. 2013b.
CANDAU, Vera Maria; OSWALD, Maria Luisa M. B. Avaliação no Brasil: uma revisão bibliográfica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 95, p. 25-36, nov. 1995.
DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação educacional em três atos. São Paulo: Editora Senac, 1999.
DIAS SOBRINHO, José. Campo e caminhos da avaliação: a avaliação da educação superior no Brasil. In: FREITAS, Luiz Carlos (Org.). Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002. p. 13-62.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. Avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007.
FREZZA, Flávia S.; SILVA, Itamar Mendes. Documentos de Avaliação: análise das produções apresentadas nos Grupos de Trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação – ANPED – entre 2000 a 2008. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUC-CAMPINAS, 25., 2009, Campinas. Anais [...] Campinas: PUC-Campinas, 2009. p. 1-6.
GAMA, Zacarias Jaegger; COELHO, Daniel Bedirian; CAMELO, Jordan Aragão. Avaliação Educacional: geografia de textos na internet – explorações iniciais. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 42, n. 1, p.1-11, feb. 2007.
GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação educacional no Brasil: pontuando uma história de ações. Eccos - Revista Científica, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 17-41, jun. 2002.
GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação de sistemas educacionais no Brasil. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, Lisboa, v. 1, n. 9, p. 7-18, maio/ago. 2009.
GONÇALVES FILHO, Francisco. Enfoques de avaliação institucional em revista: um estudo da revista Avaliação (1996-2002). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini et al. História da educação brasileira: a produção científica na biblioteca eletrônica SCIELO. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, p. 181-211, jan./abr. 2008.
HAYASHI, Carlos Roberto Massao. Apontamentos sobre a coleta de dados em estudos bibliométricos e cientométricos. Filosofia e Educação, Campinas, v. 5, n. 2, p. 89-102, out. 2013.
MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Biriquet de Lemos, 1999.
NOSELLA, Paolo. A pesquisa em educação: um balanço da produção dos programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, p. 177-203, jan./abr. 2010.
PENNA FIRME, Thereza. Avaliação: resposta, responsabilidade, integração. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Estudos e confrontos: universidade/ensino de 1º grau: coletânea de textos sobre os benefícios mútuos de uma integração. Brasília: MEC; Uberlândia: UFU, 1988. p. 135-64.
POLTRONIERI, Heloisa; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Avaliação na educação básica: a revista estudos em avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 53, p. 82-103, set./dez. 2012.
RICARDO FILHO, Geraldo Sabino. O discurso sobre as políticas educacionais: coesões e ramificações dos especialistas em educação (1990-2007). 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
ROTHEN, José Carlos; BARREYRO, Gladys Beatriz. Avaliação da educação. In: ROTHEN, José Carlos; BARREYRO, Gladys Beatriz. Avaliação da educação: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2011a. p. 11-16.
ROTHEN, José Carlos; BARREYRO, Gladys Beatriz. A "RAIES" e a Revista Avaliação a construção de um marco teórico, político e metodológico. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 16, n. 2, p. 267-290, jul. 2011b. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772011000200003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 fev. 2018.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SAVIANI, Dermeval. Ensaios contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar a prática educativa (1980-1991). In: SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 401-424.
SILVA, Itamar Mendes da. A discussão sobre avaliação nas reuniões anuais da ANPED no período 2000 a 2010. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 18, n. 2, p. 335-350, jul. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772013000200006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 fev. 2018.
SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP, 1989.
SOUSA, Clarilza Prado de. Descrição de uma trajetória na/da avaliação educacional. Idéias, São Paulo, n. 30, p. 161-174, 1998.
SOUSA, Sandra Maria Zakia Lian. Avaliação da aprendizagem: natureza e contribuições da pesquisa no Brasil no período de 1980 a 1990. 1994. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994a.
SOUSA, Sandra Maria Zakia Lian. Avaliação da aprendizagem: a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 73-79, abr./jun. 1994b.
SOUSA, Sandra Maria Zakia Lian. Avaliação da aprendizagem nas pesquisas do Brasil de 1930 a 1980. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 43-49, ago. 1995.
SOUSA, Sandra Maria Zakia Lian. Avaliação da aprendizagem: análise das pesquisas produzidas no Brasil, no período de 1980 a 1990. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 111-144, jan./jun. 1996.
SOUSA, Sandra Maria Zakia Lian. 40 anos de contribuição a avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 16, n. 31, p. 7-36, jan./jun. 2005.
SOUSA, Sandra Maria Zakia Lian. Avaliação educacional: tratamento do tema na Rbep no período de 1998 a 2010. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 234, p. 372-388, maio/ago. 2012.
STREMEL, Silvana. Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, n. 1, p. 1-19, ene./jun. 2017.
STUMPF, Ida. Avaliação das revistas de comunicação pela comunidade acadêmica da área. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 25-38, jan./jun. 2003.
TAVARES, Maria das Graças M., OLIVEIRA, Maria Antonieta A., SEIFFERT, Otília Maria L. B. Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 71, p. 233-258, abr./jun. 2011.
TEIXEIRA, Célia Regina. O “Estado da Arte”: a concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo (1975-200). Cadernos de Pós-Graduação – educação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 59-66, 2006.
ULER, Arnilde Martha. Avaliação da aprendizagem: um estudo sobre a produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação (PUCSP, USP, UNICAMP) (2000-2007). 2010. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional nos Cadernos de Pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 80, p. 100-105, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.