O papel da avaliação CAPES no processo de internacionalização da Pós-Graduação em Educação no Brasil (2010-2016)

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização da pós-graduação, Pós-Graduação em Educação, Avaliação CAPES

Resumo

Entre as diretrizes que se tornaram importantes para a pós-graduação nos anos 2000, inclusive aquela voltada para a área da Educação, está a internacionalização. Nesse sentido, a internacionalização passou a figurar com um dos elementos valorizados pelas políticas educacionais para a pós-graduação no Brasil. O objeto deste artigo se volta exatamente para o papel desempenhado pela CAPES, por meio do processo avaliativo que dirige, como indutora do processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. O objetivo geral do trabalho é analisar que internacionalização vem sendo valorizada pelas políticas públicas, e seus desdobramentos para a área da Educação. Para tanto, são considerados os documentos que expressam tais políticas, e seus impactos para a pós-graduação em Educação, considerando principalmente a mobilidade docente e discente. Nessa direção, atestam-se as dificuldades decorrentes do fato de que a área Educação não é considerada prioritária no processo de internacionalização em curso, o que se expressa no pouco acesso a recursos para tal, ou a desvalorização da internacionalização Sul-Sul, aquela na qual a área é mais expressiva.

Biografia do Autor

  • Flavia Melville Paiva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Secretária executiva e pesquisadora da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais – AGINOVA/UFMS Doutora em Educação pela UFMS (2017). Rua Maracaju, 1062, apto. 101 C. Centro – Campo Grande – MS. CEP 79002-212. flavia.paiva@ufms.br. CPF: 007435317-95 .
  • Sílvia Helena Andrade de Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação/FAED/UFMS; professora e pesquisadora do Curso de Ciências Sociais/FACH/UFMS. Doutora em Educação pela Unicamp (2001); pós-doutora em História da Educação pela UFMG (2014); professora titular da UFMS. Rua José Antônio Pereira 1518 - apto. 1201 - Centro - Campo Grande/MS - CEP: 79002-401. silvia.brito@ufms.br. CPF: 085.951.818-37.

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Publicado

24-06-2019

Edição

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Artigos

Como Citar

O papel da avaliação CAPES no processo de internacionalização da Pós-Graduação em Educação no Brasil (2010-2016) . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/205026. Acesso em: 19 abr. 2025.