A INCIDÊNCIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE EM DOCUMENTAÇÕES OFICIAIS

Autores

Palavras-chave:

Ativos de inovação, Ativos de relacionamento, Ativos humanos, Ativos estruturais, CPA.

Resumo

Os ativos intangíveis são importantes fatores de diferenciação e potenciais geradores de benefícios futuros para as instituições, portanto são elementos que devem ser considerados pela gestão das Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste estudo é determinar o grau de importância que as Instituições de Ensino Superior dedicam nos relatórios das Comissões Próprias de Avaliação aos fatores classificados como ativos intangíveis. Neste artigo, adotou-se a Teoria Fundamentada em Dados ou Grounded Theory para analisar os documentos institucionais de autovaliação de Instituições de Ensino Superior, a partir de então, os dados coletados foram categorizados como ativos intangíveis segundo a taxonomia proposta por Kayo et al. (2006). Verificou-se que os ativos de relacionamento são os mais negligenciados pelas Instituições de Ensino Superior e que há uma tendência de que os ativos humanos recebem maior atenção nos relatórios. Observa-se que as Instituições de Ensino Superior, independente da organização acadêmica ou categoria administrativa, tratam os ativos intangíveis da mesma forma, apesar de as Universidades Públicas dedicarem maior atenção a esses ativos nos relatórios de Comissões Próprias de Avaliação, se comparada às Instituições Privadas. Pesquisas anteriores discutiram sobre a importância dos ativos intangíveis em Instituições de Ensino Superior, sobretudo os ativos humanos. Neste artigo, formula-se um novo entendimento sobre a gestão dos ativos intangíveis em Instituições de Ensino Superior, polos fomentadores da geração de ativos intangíveis, sobretudo ativos humanos e ativos de inovação.

Biografia do Autor

  • Liária Nunes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Universidade Federal de Sergipe - UFS
    Mestre e doutoranda em Ciência da Propriedade Intelectual - UFS. Graduação em Administração. Professora no Eixo de Gestão e Negócios - IFPI.
  • Alan Malacarne, Universidade Federal de Sergipe - UFS

    Mestre e Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual - UFS

  • Ricardo Fontes Macêdo, Universidade Federal de Sergipe - UFS
    Mestre e Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual - UFS
  • Robelius De-Bortoli, Universidade Federal de Sergipe - UFS
    Doutor em Ciência de la Actividad Física - UNILEON Pós-Doutorado pela Universidade da Costa Rica

Downloads

Publicado

07-04-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A INCIDÊNCIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE EM DOCUMENTAÇÕES OFICIAIS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 1, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/216643. Acesso em: 19 abr. 2025.