Diversificação, mercantilização e desempenho da educação superior brasileira

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior. Graduação. Diversificação. Desempenho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o desempenho da Educação Superior Brasileira considerando as especificidades das diferentes categorias administrativas e os fluxos de estudantes de cursos de graduação em um contexto de expansão, diversificação e mercantilização. Configura-se como pesquisa bibliográfica e estudo descritivo de coorte de ingressantes na educação superior em 2010, com dados produzidos pelo INEP. Os resultados apontam para a fragmentação, flexibilização e heterogeneidade do ensino superior brasileiro, bem como para a expansão das IESs e a ampliação das condições de acesso, porém com desempenho limitado, se considerados os indicadores de trajetória dos ingressantes. O sistema de ensino superior brasileiro está sendo configurado em grande parte como um mercado, cada vez mais em mãos de instituições privadas nacionais e internacionais com fins lucrativos, cujo objetivo, em grande parte, se limita a oferecer serviços educacionais que não necessariamente conduzem à conclusão dos estudos em nível de graduação.

Biografia do Autor

  • Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Professora e pesquisador, possui graduação em Serviço Social (1982) e Mestrado em Serviço Social (1995) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é professora titular nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional), na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora coordenando o Projeto de Pesquisa Evasão escolar, gestão e formação de recursos humanos em escolas públicas de ensino médio no município de São Leopoldo-RS. Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas. Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Gestão de Pessoas, Trajetórias Profissionais, Políticas Educacionais, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Indicadores de Qualidade. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS, Trabalho Educação e Conhecimento - UFRGS. Atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar (ABAPEVE). Site da pesquisa: http://evasaoescolar.com.br/
  • Artur Eugênio Jacobus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Professor e pesquisador, possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Sua tese de doutorado tratou da influência de empresas e associações empresariais sobre as instituições que regulam o funcionamento da indústria de software do Brasil. Entre 2011 e 2016, foi diretor da Unidade de Serviços Acadêmicos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Atualmente é professor dos cursos de graduação em Administração, Jornalismo e Direito e no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas pesquisas na área da administração e gestão educacional têm abordado as relações de mútua influência entre organizações e instituições. É líder do grupo de pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na Educação Superior.
  • Ricardo Ferreira Vitelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Professor, doutor em Educação (2017), Mestre em Educação (2013) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1987), todos pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1984). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa mercadológica, políticas públicas, indicadores educacionais e ensin. Atua no Observatório de Educação no projeto intitulado Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática Núcleo em Rede 2011-2014, dentro do subprojeto Evasão no Ensino Médio e Superior, no Município de São Leopoldo - RS

Downloads

Publicado

07-04-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diversificação, mercantilização e desempenho da educação superior brasileira. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 1, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/216817. Acesso em: 19 abr. 2025.