Conhecer, acreditar e participar? A avaliação institucional na percepção dos discentes

Autores

  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafael Rudolfo Kreutz Universidade Federal de Santa Maria
  • Flavio Naccheri Vilar Costa Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Avaliação Institucional. Gestão das IES. Percepção dos discentes.

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar qual a percepção dos discentes do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre a avaliação institucional. Visando atingir o objetivo proposto, optou-se por realizar um estudo quantitativo de cunho descritivo, através de uma survey. A amostra do presente estudo se caracteriza como não-probabilística, por conveniência e intencional. Foram foram aplicados 318 questionários para os discentes de administração dos campus de Santa Maria e Palmeira das Missões. O questionário utilizado para a coleta de dados foi dividido em três partes: a primeira busca identificar aspectos da percepção dos discentes quanto a avaliação institucional. Na segunda parte objetiva-se apurar a opinião do respondente sobre o impacto, interesse, participação e divulgação da avaliação institucional. Na última parte tem-se as questões de perfil dos respondentes. Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, Teste t, análise fatorial e regressão logit. Os principais resultados indicam que os alunos acreditam ter a agregar, possuem interesse em responder as avaliações institucionais porém, a maioria desconhece o período de realização da pesquisa e afirmam não saber onde encontrar o questionário. Os discentes com formação em escolas públicas tem maior conhecimento sobre a divulgação da avaliação institucional. Por outro lado, alunos que não participam de atividades extraclasse tem uma maior percepção sobre o impacto da avaliação institucional na gestão da universidade e apresentam maior interesse em participar da pesquisa.

Biografia do Autor

  • Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Administração UFSM

  • Rafael Rudolfo Kreutz, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduação em administração de empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e MBA em Administração e Finanças pela Uninter (2012), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2014), em andamento. Professor do curso de Gestão de Negócios em Saúde - Uningá Santa Maria (2009-2012), Professor CEBRAC Santa Maria (2012). Diretor da Ajesm (Associação de Jovens empreendedores de Santa Maria) (2007-2008), Vice Presidente da Ajesm (2009 - 2010). Conselheiro do Conselho Superior (Consun) da Uergs. Presidente da Comissão Eleitoral da Uergs - CEUERGS, para eleição de Reitor e Vice Reitor (2014), Vice Presidente Comissão Eleitoral Diretor Regional Uergs(2014). Atualmente é Analista Administrador pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Possui formações complementares em qualidade PGQP, avaliador e examinador nível I e II, Iso 9001, como avaliador interno, gestão de projetos(FGV), mapeamento de processos e gestão pública.
  • Flavio Naccheri Vilar Costa, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduando de administração UFSM.

Downloads

Publicado

18-11-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Conhecer, acreditar e participar? A avaliação institucional na percepção dos discentes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/217416. Acesso em: 19 abr. 2025.