Formando médicos: a qualidade em questão

Autores

  • Newton Cesar Balzan Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974) e Pós-Doutorado Boston University, MA, USA (1983-1984). Professor (MS-5/Adjunto) voluntário/aposentado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bolsista - Pesquisador Sênior – CNPq.
  • Marco Wandercil Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim - Brasil. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). http://orcid.org/0000-0002-9295-1051

Palavras-chave:

Formação médica, Qualidade da educação médica, Rankings Acadêmicos, Problem Based Learning (PBL).

Resumo

Professores e estudantes fazem severas críticas aos cursos de Medicina. Elas envolvem de simples atividades laboratoriais aos cuidados dos pacientes. O trabalho tem como objetivo discutir a qualidade vigente na formação médica e apresentar alternativas metodológicas à educação na área correspondente. Tomou-se como referência rankings nacionais e internacionais, exames de avaliação de desempenho e de competências médicas estadual, nacional e internacional. Na análise dos dados estatísticos utilizou-se de informações consideradas como as mais relevantes da bibliografia disponível. A expansão dos cursos de Medicina, o consequente aumento da oferta de vagas, as interfaces de políticas públicas e as Instituições de Ensino Superior mereceram destaque, assim como a oferta de novas metodologias de ensino disponíveis, como o Problem Based Learning (PBL). A formação do futuro médico, vista no atual contexto sociocultural do país, aponta para necessidade de mudanças no processo da graduação em Medicina.

Biografia do Autor

  • Newton Cesar Balzan, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974) e Pós-Doutorado Boston University, MA, USA (1983-1984). Professor (MS-5/Adjunto) voluntário/aposentado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bolsista - Pesquisador Sênior – CNPq.
    Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974) e Pós-Doutorado Boston University, MA, USA (1983-1984). Professor (MS-5/Adjunto) voluntário/aposentado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bolsista - Pesquisador Sênior – CNPq.
  • Marco Wandercil, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim - Brasil. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
    Cientista Social, Especialista em Educação e Formação de Recursos Humanos, Mestre e Doutorando em Educação pela PUC-Campinas. Membro do GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais, cadastrado junto ao CNPq/MCT. Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (REDE RANKINTACS). Avaliador de Cursos de Graduação do Banco de Avaliadores (BASis) do SINAES.

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Publicado

22-11-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formando médicos: a qualidade em questão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/218857. Acesso em: 19 abr. 2025.