A Política de Avaliação da Produtividade Acadêmica Brasileira sob a ótica dos Pesquisadores

uma Meta-síntese

Autores

  • Luana Silvy de Lorenzi Tezza Magnin
  • Adriana Takahashi Universidade Federal do Paraná - Programa de pos graduação em Administração

Palavras-chave:

avaliação; Bakhtin; produtividade

Resumo

A meta de publicar com frequência em revistas de excelência tem configurado a jornada exaustiva de muitos docentes. Esta meta-síntese tem como objetivo verificar como os pesquisadores brasileiros têm estudado o posicionamento de seus pares diante da política de avaliação da produtividade científica no país formulada pela CAPES e CNPQ. Esses órgãos adotam critérios de produtividade que balizam a avaliação dos programas de pós-graduação e de seus docentes. Foram localizados 46 artigos científicos, dos quais 4 foram utilizados para a meta-síntese. Os critérios de seleção e análise adotados partem da filosofia de linguagem de Bakhtin: criticidade, plurilinguismo, posicionamento ideológico, qualidade dos insights e contextualização sócio-histórica. Mesmo os poucos estudos que atenderam aos critérios citados priorizam metodologias que amparam-se na lógica de mensuração quantitativa, havendo insuficiente apropriação de aspectos históricos e das vozes, nas análises. Verificou-se que a política de avaliação não apenas avalia, mas fortalece e induz determinadas práticas de pesquisa. Ao não se problematizar o contexto e as vozes, corre-se o risco de se adotar posicionamentos funcionalistas, que legitimam enunciados já em evidência, naturalizando-se a realidade e comprometendo-se a concepção do sujeito como agente de transformação. Conclui-se que estudos que possuem como objeto as políticas de avaliação devem considerar a construção dos modos de subjetividade do pesquisador. Há aspectos pouco esclarecidos na literatura no que se refere à maneira como os critérios de avaliação interferem nas formas de subjetivação do pesquisador, e em como ele organiza e significa o seu fazer e a si mesmo.

Biografia do Autor

  • Luana Silvy de Lorenzi Tezza Magnin

    Analista de Gestão em Saúde

    Instituto Carlos Chagas - ICC/Fiocruz Paraná

    Doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Administração da UFPR

    Mestre em Psicologia - Programa de Pós graduação em Psicologia da UFPR

  • Adriana Takahashi, Universidade Federal do Paraná - Programa de pos graduação em Administração

    Prof. Dra. Adriana Roseli Wünsch Takahashi
    Universidade Federal do Paraná - Professora Titular do Departamento de Administração
    Programa de Pós-Graduação em Administração - Estratégia e Organizações
    Líder de Tema da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
    Membro do EGOS - European Group for Organizational Studies
    Federal University of Paraná/Brazil - Full Professor - Departament of Management
    Post Graduation Program in Administration - Strategy and Organizations
     Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772412H0

    http://orcid.org/0000-0002-4738-5273
    Mobile: +55-041-992231703

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Publicado

13-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Política de Avaliação da Produtividade Acadêmica Brasileira sob a ótica dos Pesquisadores : uma Meta-síntese. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/228871. Acesso em: 19 abr. 2025.