ASPECTOS INTERFERENTES NA QUALIDADE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÓTICA DO CORPO DISCENTE

Autores

  • Marcelo Moreira Antunes Centro Universitário da Cidade
  • Marcos Doederlein Polito Universidade Estadual de Londrina
  • Helder Guerra Resende Universidade Castelo Branco

Palavras-chave:

Educação física. Avaliação do ensino superior. Técnica delphi.

Resumo

O presente estudo objetivou identificar os aspectos que estão interferindo na qualidade do processo de formação acadêmico-profissional de um Curso de Educação Física da cidade do Rio de Janeiro de forma positiva ou negativa, considerando as opiniões de seu corpo discente. Para isso se utilizou a Técnica Dephi em dois rounds. No primeiro round 68 alunos listaram aspectos positivos e aspectos negativos do referido curso. No segundo round 407 informantes responderam a escala de opinião previamente construída, onde avaliaram se os indicadores listados eram positivos ou negativos, e ainda se eram muito ou pouco interferentes em sua formação acadêmico-profissional. Os resultados permitiram verificar que algumas categorias de análise foram predominantemente negativas, por exemplo, a biblioteca e o laboratório de informática. Entretanto a maioria das categorias demonstrou comportamento positivo. Deste modo os aspectos positivos foram predominantes sobre os negativos para essas categorias de análise. Identificou-se ainda que todos os indicadores eram muito interferentes na formação acadêmico-profissional para a maioria dos informantes.

Biografia do Autor

  • Marcelo Moreira Antunes, Centro Universitário da Cidade
    Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2008). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Niteroi e professor assistente e coordenador adjunto do curso de graduação em Educação Física do Centro Universitário da Cidade – Rio de Janeiro.
  • Marcos Doederlein Polito, Universidade Estadual de Londrina
    Doutor Educação Física pela Universidade Gama Filho (2006). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Respostas Cardiovasculares e Exercício (GECardio/UEL) e vice-coordenador do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física UEM/UEL.
  • Helder Guerra Resende, Universidade Castelo Branco
    Doutor/Livre-Docente em Educação Física - Didática da Educação Física - pela Universidade Gama Filho (1992). Atualmente é Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ). Avaliador de Cursos de Graduação em Educação Física (INEP), tendo presidido a Comissão de Especialistas em Educação Física que subsidiou o CNE na definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Educação Física.

Downloads

Publicado

25-08-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ASPECTOS INTERFERENTES NA QUALIDADE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÓTICA DO CORPO DISCENTE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/23386. Acesso em: 19 abr. 2025.