INTERNACIONALIZAR PARA QUE? AS RAZÕES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR NO CEARÁ

Autores

  • Linnik Lima Universidade Federal do Ceará
  • Profa. Dra. Maria Elias Soares Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - Universidade Federal do Ceará
  • Prof. Marcos Antônio Cavalcante Instituto Federal do Piauí
  • Profa. Ma. Elane Barroso Instituto Federal do Piauí
  • Profa. Dra. Socorro Rodrigues Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Internacionalização. Instituições de Ensino Superior. Razões.

Resumo

A internacionalização do ensino superior ganhou grande repercussão nas universidades brasileiras, que passam a ter cada vez mais inserção no cenário científico e acadêmico internacional, evidenciada pelos rankings elaborados por organismos internacionais. Dado que a internacionalização vem sendo gradativamente institucionalizada nas universidades, no âmbito do planejamento e da estrutura organizacional, o presente estudo busca compreender as razões que as motivam a participar do processo. Entender as razões contribui no estabelecimento de políticas específicas para o tema, visto que é etapa inicial para o planejamento. Classificado como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, o estudo delimitou três instituições federais de ensino superior (IFES) no Ceará com ações reconhecidas de internacionalização. Na pesquisa de campo, realizaram-se entrevistas com gestores das IFES envolvidos no fenômeno, e na pesquisa documental coletaram-se dados sobre o histórico de atuação das IFES na internacionalização. Os resultados evidenciam que as principais razões consistem em: capacitação docente, capacitação discente nas dimensões profissional e cultural, busca por reputação e reconhecimento e pressões ambientais. As diferenças entre as IFES podem ser explicadas pela sua história e missão institucional. Os resultados são convergentes com a literatura e contribuem como diretrizes na elaboração do planejamento de políticas institucionais para internacionalização.

Biografia do Autor

  • Linnik Lima, Universidade Federal do Ceará

    Doutorando em Administração pela Faculdade e Administração da Universidade de São Paulo. Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Eixo Gestão e Negócios pelo Instituto Federal do Piauí.

  • Profa. Dra. Maria Elias Soares, Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Professora do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - Universidade Federal do Ceará.

     

  • Prof. Marcos Antônio Cavalcante, Instituto Federal do Piauí

    Mestrando em Planejamento e Análise Espacial pelo Instituto Federal do Piauí. Professor do Eixo Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí

  • Profa. Ma. Elane Barroso, Instituto Federal do Piauí

    Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Eixo Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí

  • Profa. Dra. Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

13-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTERNACIONALIZAR PARA QUE? AS RAZÕES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR NO CEARÁ. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/239276. Acesso em: 19 abr. 2025.