Formas de ingresso em perspectiva comparada

por que o SISU aumenta a evasão? O caso da UNB

Autores

  • Andrea Cabello Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0003-1489-0676
  • Denise Imbroisi Universidade de Brasília
  • Guilherme Alvarez Universidade de Brasília
  • Guilherme Viana Ferreira Universidade de Brasília
  • June Arruda Universidade de Brasília
  • Sérgio de Freitas Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Evasão, SISU, Forma de Ingresso no ensino superior

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o impacto das diferentes formas de ingresso sobre a evasão ou desligamento de curso dos alunos da Universidade de Brasília (UnB), ou seja, uma comparação da evasão entre ingressantes pelo SISU, Programa de Avaliação Seriada (PAS) e Vestibular, entre 2014 e 2018. Como metodologia, utilizou-se a taxa de desistência anual e a taxa de desistência acumulada propostas pelo INEP (2017) e concluiu-se que o PAS e o Vestibular têm um padrão semelhante de evasão, com picos no segundo e terceiro ano de trajetória universitária, enquanto o SISU tem uma taxa de desistência consideravelmente superior, e que ocorre mais cedo, com picos nos primeiros anos de curso.

Biografia do Autor

  • Denise Imbroisi, Universidade de Brasília

    Doutorado em Química Analítica

    Decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional

    Universidade de Brasília / Departamento de Economia

  • Guilherme Alvarez, Universidade de Brasília

    Especialização em Gestão Pública

    Estatístico

    Universidade de Brasília / Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional

  • Guilherme Viana Ferreira, Universidade de Brasília

    Mestrado em Administração

    Diretor de Avaliação e Informações Gerenciais

    Universidade de Brasília / Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional

  • June Arruda, Universidade de Brasília

    Doutoranda em Ciência Política

    Coordenadora de Avaliação Institucional

    Universidade de Brasília / Instituto de Ciência Política

  • Sérgio de Freitas, Universidade de Brasília

    Decano de Ensino de Graduação

    Universidade de Brasília / Decanato de Ensino de Graduação

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Publicado

29-07-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formas de ingresso em perspectiva comparada: por que o SISU aumenta a evasão? O caso da UNB. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/239696. Acesso em: 19 abr. 2025.