Síndrome de Burn-out
um olhar para o esgotamento profissional do docente universitário
Palavras-chave:
Síndrome de Burn-out, esgotamento profissional, ensino superior, docentesResumo
As dimensões do estresse no trabalho repercutem sobre a saúde dos indivíduos podendo causar distúrbios que impactam na qualidade de vida e/ou produtividade. As disfunções emocionais possuem traços comuns que permitem estudar as variáveis que compõem a Síndrome de Burn-out. Esse estudo procurou compreender esse tema no universo da docência de ensino superior a partir da produção científica dos últimos cinco anos. Os resultados evidenciaram a preocupação com o adoecimento silencioso do docente, buscando o entendimento clínico das repercussões do estresse a partir da aplicação de testes validados e da identificação dos potenciais causadores do desequilíbrio emocional que acomete a qualidade de vida a partir das atividades laborais. Na tentativa de compreender a vulnerabilidade, houve destaque para recomendações preventivas em grupos com maior propensão ao Burn-out, citando, dentre esses, as docentes com idades extremas ou do sexo feminino. Os influenciadores externos (relacionados ao ambiente acadêmico, cultura organizacional e alta demanda de trabalho com tarefas diversificadas), bem como as propensões pessoais (como enfermidades psicológicas prévias, resiliência e espiritualidade) são abordados como aspectos importantes para o enfrentamento, e como propostas de intervenção. A contextualização da Síndrome de Burn-out em docentes universitários abarca campos de ordem pessoal, filosófica, psicológica, cultural e organizacional. Assim, é possível concluir que as propostas de intervenção e controle ainda são subjetivas, o que é influenciado pelo fato de que a Síndrome ainda não é reconhecida como uma doença, e de que a maioria das pesquisas busca entender as proporções e características dessa condição.
Referências
ABAZA, Mona M.; NELSON, Kathleen. G. Leading by Example: Role Modeling Resilience Helps Our Learners and Ourselves. Academic Medicine, v. 93, n. 2, p. 157–158, 2018.
AGANA, Denny Fe; PORTER, Maribeth; HATCH, Robert; RUBIN, Daniel; CAREK, Peter. Job satisfaction among academic family physicians. Family Medicine, v. 49, n. 8, p. 622–625, 2017
ALVES, Priscila Castro; OLIVEIRA, Aurea de Fatima; PARO, Helena Borges Martins da Silva. Quality of life and Burnout among faculty members: How much does the field of knowledge matter? PLoS ONE, v. 14, n. 3, p. 1–12, 2019.
AQUINO, Elizabeth; LEEA, Young-Me; SPAWNA, Nadia; BISHOP-ROYSE, Jessica. The impact of Burnout on doctorate nursing faculty’s intent to leave their academic position: A descriptive survey research design. Nurse Education Today, v. 69, n. October 2017, p. 35–40, 2018.
ARVANDI, Zeinab; EMAMI, Amirhossein; ZARGHI, Nazila; ALAVINIA, Seyed Mohammad; SHIRAZI, Mandana; PARIKH, Sagar. Linking medical faculty stress/Burnout to willingness to implement medical school curriculum change: A preliminary investigation. Journal of Evaluation in Clinical Practice, v. 22, n. 1, p. 86–92, 2016.
BARBOSA, Andrea Loly Kraft Horta. A síndrome de Burnout em professores universitários. 2016. 98p. Dissertação (Mestrado em Promoção da Saúde) - Centro Universitário de Maringá, Paraná, 2016.
BATISTA, Jaqueline Brito Vidal; CARLOTTO, Mary Sandra; COUTINHO, Antônio Souto; AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva. Prevalência da Síndrome de Burnout e Fatores Sociodemográficos e Laborais em Professores de Escolas Municipais da Cidade de João Pessoa - PB. Revista Brasileira Epidemiológica, v. 13, n. 3, p. 502–512, 2010.
BAPTISTA, Makilim Nunes; SOARES, Thiago Francisco Pereira; RAAD, Alexandre José; SANTOS, Luísa Milani. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 19, n. 1, p. 564–570, 2019.
BERNARDES, Pablo Ferreira. Síndrome de Burn-out: considerações iniciais. In: MENDANHA, Marcos; BERNARDES, Pablo Ferreira; SHIOZAMA, Pedro. Desvendando o Burn-out: uma análise interdisciplinar da síndrome do esgotamento profissional. São Paulo: LTR Editora, 2018. p. 7-11.
BREDELLA, Mirian; FESSELL David; THRALL James H. Mentorship in academic radiology: why it matters. Insights Imaging, v. 10, n. 1, p. 107, nov, 2019.
BRITO LAREDO, Janette. Calidad educativa en las instituciones de educación superior: evaluación del síndrome de Burnout en los profesores. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 8, n. 16, p. 516–534, 2018.
BUSTAMANTE, Ekaterina; BUSTAMANTE, Freyli; GONZALEZ, Gilberto; BUSTAMANTE, Luz. El Burnout en la profesión docente: un estudio en la escuela de bioanálisis de la Universidad de Carabobo Sede Aragua, Venezuela. Med. segur.trab, v. 62, n. 243, p. 111-21, 2016.
CARLOTTO, Mary Sandra. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, v. 7, n. 1, p. 21–29, 2002.
CASSIDY-VU, Lisa; BECK, Keli; MOORE, Justin B. Burnout in female faculty members: A statistic or an opportunity? Journal of Primary Care and Community Health, v. 8, n. 2, p. 97–99, 2017.
CHATANI, Yuki; NOMURA, Kyoko; HORIE, Saki; TAKEMOTO, Keisuke;TAKEUCHI, Masumi; SASAMORI, Yukifumi; TAKENOSHITA, Shinichi; MURAKAMI, Aya; HURAIKE, Haruko; OKINAGA, Hiroko; SMITH, Derek. Effects of gaps in priorities between ideal and real lives on psychological Burnout among academic faculty members at a medical university in Japan: A cross-sectional study. Environmental Health and Preventive Medicine, v. 22, n. 1, p. 1–7, 2017.
CHICHRA, Astha; ABHIJNHAN, Akhil; THARYAN, Prathap. Job stress and satisfaction in faculty of a teaching hospital in south India: A cross-sectional survey. J Postgrad Med, v. 65, n. 4, p. 201–206, 2019.
CRANMER, Joan M; SCURLOCK, Amy M.; HALE, Rachel B.; WARD, Wendy; PRODHAN, Parthak; WEBER, Judith L.; CASEY, Patrick H.; JACOBS, Richard F. An adaptable pediatrics faculty mentoring model. Pediatrics, v. 141, n. 5, 2018.
DALAGASPERINA, Patrícia; MONTEIRO, Janine Kieling. Estresse e Docência: Um Estudo no Ensino Superior Privado. Revista Subjetividades, v. 16, n. 1, p. 37–51, 2016.
DINIZ, Rosa Virgínia; GOERGEN, Pedro L. Educação Superior no Brasil: panorama da contemporaneidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 24, n. 3, p. 573-93, dez. 2019. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/aval/v24n3/1982-5765-aval-24-03-573.pdf> Acesso em: 16 mar 2020.
DO PRADO, Claudia Elisa Papa. Estresse ocupacional: causas e consequências. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 14, n. 3, p. 286–289, 2016.
DRAFAHL, Bridget. The influences Burnout and lack of empowerment have on creativity in nursing faculty. Nursing Education Perspectives, v. 41, n. 1, p. 33–36, 2020.
DUKE, Naomi N.; GROSS, Amy; MORAN, Antoinette; HODSDON, Jill; DEMIREL, Nadir; OSTERHOLM, Erin; SUNNI, Muna; PITT, Michael B. Institutional Factors Associated With Burnout Among Assistant Professors. Teaching and Learning in Medicine, v. 32, n. 1, p. 61–70, 2020.
EL-IBIARY, Shareen Y.; YAM, Lily; LEE, Kelly C. Assessment of Burnout and associated risk factors among pharmacy practice faculty in the United States. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 81, n. 4, 2017.
FERREIRA, Elizabete Cazzolato; PEZUK, Julia Alejandra. Síndrome de Burnout em professores do ensino superior: repercussões na atividade acadêmica. In: Encontro de Atividades Científicas, 22., 2019. Londrina, Anais. Londrina: UNOPAR, 2019.
FILHO, José Camilo dos Santos; DIAS, Carmen Lúcia. Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 21, n. 3, p. 837–858, 2016.
FILIPPI, Marina; BOMFIM, Murilo. Burn-out. Exame. São Paulo: Editora Valongo, ed 1203, ano 54, fev. 2020.
GONZALEZ, Kimberly A.; EBERIEL, David T.; SHEA, Thomas. B. Collaborative Mentoring for Retaining Secondary Biology Teachers. Journal of Microbiology & Biology Education, v. 20, n. 3, p. 1–6, 2019.
HALL, Nathan C.; LEE, So Yeon; RAHIMI, Sonia. Self-efficacy, procrastination, and Burnout in post-secondary faculty: An international longitudinal analysis. PLoS ONE, v. 14, n. 12, p. 1–17, 2019.
HOFFMANN, Celina; ZANINI, Roselaine Ruviaro; MOURA, Gilnei Luiz de; COSTA, Vânia Medianeira Flores; COMORETTO, Emanuelly. Psicodinâmica do trabalho e riscos de adoecimento no magistério superior. Estudos Avançados, v. 31, n. 91, p. 257-6, 2017.
KAVANAGH, Katherine R.; SPIRO, Jeffrey. Faculty Wellness: Educator Burnout among Otolaryngology Graduate Medical Educators. Otolaryngology - Head and Neck Surgery (United States), v. 158, n. 6, p. 991–994, 2018.
KINSER, Patricia A.; LOERZEL, Victoria; MATTHEWS, Ellyn; RICE, Marti. Call to action to support the success of midcareer nurse scientists. Nursing Outlook, v. 67, n. 3, p. 252–258, 2019.
KRUEGER, Paul; WHITE, David; MEANEY, Christopher; KWONG, Jeffrey; ANTAO, Viola; KIM, Florence. Predictors of job satisfaction among academic family medicine faculty: Findings from a faculty work-life and leadership survey. Canadian Family Physician, v. 63, n. 3, p. 177-185, 2017.
LAL, Amos; THARYAN, Anna; THARYAN, Prathap. The prevalence, determinants and the role of empathy and religious or spiritual beliefs on job stress, job satisfaction, coping, Burnout, and mental health in medical and surgical faculty of a teaching hospital: A cross-sectional survey. Revue de Medecine Interne, v. 41, n. 4, p. 232–240, 2020.
LUTHAR, Suniya S. Doing for the Greater Good: What Price, in Academe? Perspectives on Psychological Science, v. 12, n. 6, p. 1153–1158, 2017.
MASSA, Lilian Dias Bernardo; SILVA, Talita Silvério de Sousa; SÁ, Isabela Sebastian Vieira Barbosa; BARRETO, Bárbara Costa de Sá; ALMEIDA, Pedro Henrique Tavares Queiroz de; PONTES, Tatiana Barcelos. Síndrome de Burnout em professores universitários. Rev Ter Ocup Univ São Paulo, v. 27, n. 2, p. 180-9, 2016.
NARVÁEZ, Santiago; TOBAR, Ángela M.; LÓPEZ, Diego M.; BLOBEL, Bernd. Human-centered design of an mhealth app for the prevention of Burnout syndrome. Studies in Health Technology and Informatics, v. 228, n. 4, p. 215–219, 2017.
NASSAR, Aussama K.; REID, Susan; KAHNAMOUI, Kamyar; TUMA, Faiz; WAHEED, Abdul; McCONNELL, Meghan Burnout among Academic Clinicians as It Correlates with Workload and Demographic Variables. Behavioral Sciences, v. 10, n. 6, p. 94, 2020.
NASSAR, Aussama K.; WAHEED, Abdul; TUMA, Faiz. Academic Clinicians’ Workload Challenges and Burnout Analysis. Cureus, v. 11, n. 11, p. 1–5, 2019.
NAZARI, Hedayat; JARIANI, Mojgan; BEIRANVAND, Shorangiz; SAKI, Mandana; AGHAJERI, Nasrin; EBRAHIMZADEH, Farzad. The Prevalence of Job Stress and its Relationship with Burnout Syndrome among the Academic Members of Lorestan University of Medical Sciences. Journal of Caring Sciences, v. 5, n. 1, p. 75–84, 2016.
NORI, Priya; BARTASH, Rachel; COWMAN, Kelsie; DACKIS, Melissa; PIROFSKI, Liise-anne. Is Burnout infectious? Understanding drivers of Burnout and job satisfaction among academic infectious diseases physicians. Open Forum Infectious Diseases, v. 6, n. 4, p. 1–4, 2019.
OGLESBY, Leslie W.; GALLUCCI, Andrew R.; WYNVEEN, Christopher J. Athletic trainer Burnout: A systematic review of the literature. Journal of Athletic Training, v. 55, n. 4, p. 416–430, 2020.
OLSON, Nathan; SEGURA, OLSON, Adriana Segura; WILLIAMSON, Kelly; HARTMAN, Nicholas; BRANZETTI, Jeremy; LANK, Patrick. Faculty Assessment of Emergency Medicine Resident Grit: A Multicenter Study. AEM Education and Training, v. 3, n. 1, p. 6–13, 2019.
ONG, Andrew Ming-Liang; FONG, Warren Weng-Seng; CHAN, Adrian Kwok-Wai; PHUA, Ghee-Chee; THAM, Chee-Kian. Evaluating the educational environment in a Singaporean residency programme: can we help reduce Burnout rates? Singapore Medical Journal, n. August, p. 1–20, 2019.
OPAS (Organização Pan Americana de Saúde). CID: Burnout é um fenômeno ocupacional. Brasília. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=comcontent&view =article&id=5949:cid-Burnout-e-um-fenomenoocupacional&Itemid=875>. Acesso em: 03 de set. de 2019.
OWENS, Joan. Life balance in nurse educators: A mixed-methods study. Nursing Education Perspectives, v. 38, n. 4, p. 182–188, 2017.
PADILLA, Miguel. A.; THOMPSON, Julia. N. Burning Out Faculty at Doctoral Research Universities. Stress and Health, v. 32, n. 5, p. 551–558, 2016.
PETTO, Jefferson; SANTOS, Guilherme Morais; NONATO, James Batista., SANTIAGO, Marcus Vinicius; MOTA, Vitor da Silva; NASCIMENTO, Weris Lany Carapiá do. Percepção de estresse em docentes do ensino superior. Revista Diálogos Possíveis, v. 15, n. 1, p. 70-84, 2016.
PFEFFER, J. Morrendo por um salário: Como práticas modernas de Gerenciamento prejudicam a saúde dos trabalhadores e o desempenho da empresa - e o que podemos fazer a respeito. Rio de Janeiro: Alta Book Editora. 2019, 272p.
REYES-OYOLA, Felipe Augusto; PALOMINO-DEVIA, Constanza; APONTE-LÓPEZ, Néstor William. Síndrome de desgaste profesional, índice de masa corporal y otros factores asociados con la labor de profesores de educación física de Ibagué, Colombia. Biomédica, v. 39, p. 537–46, 2019.
RILEY, Timothy D.; CURRY, William J.; BECK, Michael J.; BERG, Arthur; RUFFIN, Mack T. Feasibility of nonanonymous Burnout surveys in a large academic department. Family Medicine, v. 54, n. 4, p. 278–281, 2020.
ROSADO, Lilian; LORENZO, Yudit Orta. La cultura organizacional y el síndrome de desgaste profesional en profesores universitarios. Chakiñan, Revista De Ciencias Sociales Y Humanidades, n. 1, p. 14–30, 2016.
SAEED, Sophia; QUOCK, Ryan; LOTT, James; KASHANI, Nahid; WOODALL, Wendy. Building Resilience for Wellness: A Faculty Development Resource. MedEdPORTAL : the journal of teaching and learning resources, v. 13, p. 10629, 2017.
SHAH, Darshana T.; WILLIAMS, Valerie N.; THORNDYKE, Luanne E.; MARSH, Eugene; SONNINO, Roberta E.; BLOCK, Steven M.; VIGGIANO, Thomas R. Restoring faculty vitality in academic medicine when Burnout threatens. Academic Medicine, v. 93, n. 7, p. 979–984, 2018.
SILVA, Eduardo Pinto e. Adoecimento e sofrimento de professores universitários: dimensões afetivas e ético-políticas. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 17, n. 1, p. 61-71, 2015.
SUMMERS, Shane M.; NAGY, Christopher J.; APRIL, Michael D.; KUIPER, Brandon W.; RODRIGUES, Rechell G.; JONES, Woodson S. The Prevalence of Faculty Physician Burnout in Military Graduate Medical Education Training Programs: A Cross-Sectional Study of Academic Physicians in the United States Department of Defense. Military Medicine, v. 184, n. 9–10, p. 519–527, 2019.
VAN DEN BERG, Joost W, MASTENBROEK, Nicole J J M; SCHEEPERS, Renée A, JAARSMA, A Debbie C. Work engagement in health professions education. Med Teach., v.39, n.11, p. 1110–8, 2017.
VAN DEN BERG, Joost W.; VERBERG, Christel P. M.; BERKHOUT, J. J.; LOMBARTS, Kiki M. J. M. H.; SCHERPBIER, A. J. J. A.; JAARSMA, Debbie C. A qualitative interview study on the positive well-being of medical school faculty in their teaching role: Job demands, job resources and role interaction. BMC Research Notes, v. 8, n. 1, p. 1–11, 2015
VAN DEN BERG, Joost W.; VERBERG, Christel P. M.; SCHERPBIER, Albert J. J. A.; JAARSMA, Debbie C.; ARAH, Onyebuchi; LOMBARTS, Kiki M. J. M. H. Faculty’s work engagement in patient care: Impact on job crafting of the teacher tasks. BMC Medical Education, v. 18, n. 1, p. 1–12, 2018.
WISENER, Katherine M.; EVA, Kevin W. Incentivizing Medical Teachers: Exploring the Role of Incentives in Influencing Motivations. Academic medicine : journal of the Association of American Medical Colleges, v. 93, n. 11S Association of American Medical Colleges Learn Serve Lead, p. 52–59, 2018.
YU, Jihye;LEE, Sukyung; KIM, Miran; LIM, Kiyoung; CHANG, Kihong; CHAE, Sujin. Professional self-concept and Burnout among medical school faculty in South Korea: A cross-sectional study. BMC Medical Education, v. 19, n. 1, p. 1–6, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.