Um estudo da mobilidade acadêmica internacional em cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no âmbito dos programas AUGM, Bracol, Bramex e Acordos bilaterais de cooperação
Palavras-chave:
internacionalização, ensino superior, mobilidade acadêmica internacionalResumo
O processo de internacionalização do ensino superior avançou muito nos últimos anos e passou a ser prioridade nas agendas institucionais, como forma de possibilitar o avanço científico/tecnológico, determinante para que as Universidadesapareçam no contexto internacional. As atividades associadas à internacionalização vão muito além da mobilidade transfronteiriça de estudantes, pois engloba também o desenvolvimento curricular, a cooperação internacional, o desenvolvimento de pessoal, entre outros aspectos. Neste cenário, esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a mobilidade acadêmica internacional em cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no âmbito dos programas Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-Colômbia (BRACOL), Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-México (BRAMEX) e acordos bilaterais de cooperação, no período de 2016 a 2019. A presente pesquisa é descritiva e adotou a metodologia quantitativa de surveyou levantamento. A coleta de dados foi feita através de pesquisa documental e aplicação de questionário. A análise dos resultados foi feita por meio do RankingMédio (RM) dos itens Likertdentro de cada categoria. Dentre os resultados, pode-se inferir que apesar de a mobilidade acadêmica internacional na UFSCar estar em expansão, é possível implementar ações de melhorias com o intuito de aumentar a mobilidade de estudantesincominge outgoing, a partir dos pontos de fragilidade detectados por meio do questionário. O estudo também buscou oferecer subsídios para ações institucionais por meio dos indicadores apresentados. A limitação e sugestões para estudos futuros são apresentados nas considerações finais.
Referências
AIGNER, Jean S. et al. Internationalizing the university. Making It Work. Springfiel: CBIS Federal, 1992.
ALTBACH, Philip G. The new internationalism: Foreign students and scholars. Studies in Higher Education, London, v. 14, n. 2, p. 125-136, 1989.
ASOCIACIÓN DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDÉU (AUGM). Disponível em: http://grupomontevideo.org/sitio/ - Acesso em 01 jul 2020.
CHARLE, Christophe; VERGER, Jacques. História das universidades. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
DAVYT, A.; VELHO, L. A avaliação da ciência e a revisão por pares: passado e presente. Como será o futuro?. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 93-116, 2000.
DE WIT, Hans et al. An introduction to higher education internationalisation. Milan: Vita e Pensiero, 2013.
DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona. Understanding internationalisation of higher education in the European context. Internationalisation of Higher Education, Westport, CT, p. 41-58, 2015.
FOLHA DE S.PAULO. Ranking Universitário Folha (RUF) 2019. Disponível em https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/. Acesso em: 01 jul. 2020.
FRANÇA, Thais; PADILLA, Beatriz. Cooperação Sul-Sul, uma via alternativa? Um caso exploratório entre Brasil e Argentina. In: FORUM Sociológico, Série II. CESNOVA, 2015. p. 61-71.
GAO, Y. Toward a Set of Internationally Applicable Indicators for Measuring University Internationalization Performance. Journal of Studies in International Education, Califórrnia, v. 19, n. 2, p. 182-200, 2015.
GCUB.- Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras. Disponível em: https://www.gcub.org.br/. Acesso em: 19 maio 2022.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KNIGHT, Jane. Higher education crossing borders: a guide to the implications of the general agreement on trade in services (GATS) for cross-border education. Commonwealth of Learning. Vancouver, 2006.
KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: Definition, approaches, and rationales. Journal of studies in international education. Califórnia, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.
KNIGHT, Jane. Student mobility and internationalization: trends and tribulations. Research in Comparative and International Education. Journal of studies in international education. Califórnia, v. 7, n.10, p. 20-33.
LAUS, Sonia Pereira; MOROSINI, Marilia Costa. Internacionalización de la educación superior en Brasil. In: DE WIT, H. et al. Educación superior en América Latina. La dimensión internacional. Tradução ao castelhano de Jesús Villamizar Herrera. Bogotá: Banco Mundial em coedición con Mayol Ediciones, 2005. p. 113-151.
LEAL, Fernanda Geremias; STALLIVIERI, Luciane; MORAES, Mário César Barreto. Indicadores de internacionalização: o que os Rankings Acadêmicos medem? Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n.1, p. 52-73, 2018.
LIMA, Manolita Correia; CONTEL, Fábio Betioli. Períodos e motivações da internacionalização da educação superior brasileira. In: COLÓQUIO DA IFBAE, 5., 2009, Genebra. Disponível em: http://www.ifbae.com/pdf/congresso/2009_B0095.pdf. Acesso em: 05 fev. 2020.
MARINGE, Felix; FOSKETT, Nick (ed.). Globalization and internationalization in higher education: theoretical, strategic and management perspectives. London: A&C Black, 2012.
MUELLER Cristiana Verônica. O processo de internacionalização do ensino superior: um estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Disponível em http://uis.unesco.org/en/uis-student-flow . Acesso em 17 mar. 2020.
OTERO, Manuel Souto. The socio-economic background of Erasmus students: a trend towards wider inclusion? International review of education, Local, v. 54, n. 2, p. 135-154, 2008.
RUDZKI, Romuald Edward John. The strategic management of internationalization: towards a model of theory and practice. 1998. Tese (Doutorado) - Newcastle University, Reino Unido, 1998.
STALLIVIERI, Luciane. Compreendendo a internacionalização da educação superior. Revista de Educação do COGEIME, São Paulo, v. 26, n.50, p. 15-36, 2017.
STALLIVIERI, Luciane. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Educação Brasileira: Revista do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Brasília, v. 24, n. 48, p. 35-57, 2002.
TEICHLER, Ulrich. Internationalisation of higher education: European experiences. Asia Pacific education review, Local, v. 10, n. 1, p. 93-106, 2009.
TIMES HIGHER EDUCATION (THE). Latin America University Rankings 2020. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2020/latin-america-university-rankings#!/page/0/length/25/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/undefined. Acesso em 02 jul. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar). Página da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRINTER). Disponível em: https://www.srinter.ufscar.br/pt-br/pagina-inicial. Acesso em 01 jul. de 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Relatório anual de atividades 2018. São Carlos, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.