Valor-agregado no Ensino Superior

uma nova metodologia para os cursos de graduação no Brasil

Autores

  • Vivian Duarte Couto Fernandes Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Gestão e Negócios https://orcid.org/0000-0003-4046-5577
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Contábeis
  • Nicola Alexander University of Minnesota/College of Education and Human Development
  • Janser Moura Pereira Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Matemática

Palavras-chave:

Value-added Model, Learning outcomes, Quality measures

Resumo

Dentre os indicadores de qualidade divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) no Brasil, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) tem a proposta de mensurar a contribuição do curso para o desempenho do estudante durante a sua graduação. Esta pesquisa oferece uma nova metodologia de cálculo para o IDD (Modelo IDD-VDCF), examinando os fundamentos filosóficos e estatísticos das medidas de qualidade, com foco naquelas que capturam o valor agregado como um crescimento do conhecimento do estudante. A pesquisa incluiu uma amostra de 30.668 estudantes provenientes de 911 cursos de graduação em Ciências Contábeis no Brasil. A inserção das variáveis de controle (ao nível do estudante e da instituição) reduziu o viés da estimação do IDD associado à seleção do estudante em cursos específicos de Ciências Contábeis. Os resultados chamam atenção para a necessidade de se considerar o contexto de aprendizagem dos estudantes quando se quer comparar o desempenho entre instituições com base em testes padronizados. A maior contribuição deste trabalho é o desenvolvimento de uma medida que esclarece melhor qual é a contribuição do curso para o desempenho do estudante e o que é apenas um reflexo da capacidade prévia deste estudante.

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Publicado

29-07-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Valor-agregado no Ensino Superior: uma nova metodologia para os cursos de graduação no Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/248622. Acesso em: 19 abr. 2025.