Valor-agregado no Ensino Superior
uma nova metodologia para os cursos de graduação no Brasil
Palavras-chave:
Value-added Model, Learning outcomes, Quality measuresResumo
Dentre os indicadores de qualidade divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) no Brasil, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) tem a proposta de mensurar a contribuição do curso para o desempenho do estudante durante a sua graduação. Esta pesquisa oferece uma nova metodologia de cálculo para o IDD (Modelo IDD-VDCF), examinando os fundamentos filosóficos e estatísticos das medidas de qualidade, com foco naquelas que capturam o valor agregado como um crescimento do conhecimento do estudante. A pesquisa incluiu uma amostra de 30.668 estudantes provenientes de 911 cursos de graduação em Ciências Contábeis no Brasil. A inserção das variáveis de controle (ao nível do estudante e da instituição) reduziu o viés da estimação do IDD associado à seleção do estudante em cursos específicos de Ciências Contábeis. Os resultados chamam atenção para a necessidade de se considerar o contexto de aprendizagem dos estudantes quando se quer comparar o desempenho entre instituições com base em testes padronizados. A maior contribuição deste trabalho é o desenvolvimento de uma medida que esclarece melhor qual é a contribuição do curso para o desempenho do estudante e o que é apenas um reflexo da capacidade prévia deste estudante.
Referências
ALEXANDER, Nicola; JANG, Sung Tae; KANKANE, Shipi (2017). The performance cycle: The association between student achievement and state policies tying together teacher performance, student achievement, and accountability. American Journal of Education, v. 123, n.3, p. 413-446, 2017. https://doi.org/10.1086/691229
ALEXANDER, Nicola; JANG, Sung Tae. Expenditures on the professional development of teachers: The case of Minnesota. Journal of Education Finance, v. 44, n.4, p. 385-404, 2019.
BAILEY, Thomas, and XU, Di. Input-Adjusted Graduation rates and College Accountability: what is known from twenty years of research? Context for Success, 38p., 2012. http://www.hcmstrategists.com/contextforsuccess/papers/LIT_REVIEW.pdf.
BOGOYA, José Daniel; BOGOYA, Johan Manuel. An academic value-added mathematical model for higher education in Colombia. Ingeniería E Investigación, v. 33, n.2, 76-81, 2013.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e Dá Outras Providências. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm.
CANZIANI, Alex et al (org.). Financiamento da Educação Superior no Brasil: impasses e perspectivas. Brasília: Câmara dos Deputados, 2018. (Estudos Estratégicos n.11). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/financiamento-da-educacao-superior-no-brasil-impasses-e-perspectivas Acesso em: 10 set. 2020.
CUNHA, Jesse; MILLER, Trey. Measuring value-added in higher education: Possibilities and limitations in the use of administrative data. Economics of Education Review, v. 42, p. 64-77, 2014.
FERNANDES, Vivian Duarte Couto et al. ENADE: Uma Análise Sobre os Determinantes do Desempenho Acadêmico dos Estudantes de Ciências Contábeis Desde a sua Primeira Edição. In: Encontro Nacional da Anpad, 42, 2018, Curitiba. Anais... Curitiba, 2018.
FERNANDES, Vivian Duarte Couto; MIRANDA, Gilberto José; ALEXANDER, Nicola. Value-added measures in higher education: a historical contextualization of Brazilian experiences. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.101, n. 259, p.691-720, 2020.
HAIR, Joseph et al. Multivariate Data Analysis. 7 Ed. New Jersey: Prentice Hall, 2010.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. NOTA TÉCNICA Nº 33/2017/CGCQES/DAES. Brasília: Inep. http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/notas_tecnicas/2016/nota_tecnica_n33_2017_cgcqes_daes_calculo_idd.pdf, 2017.
____________ENADE. Brasília: Inep, 2018. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/enade. Acesso em 10 ago. 2020.
____________Censo da Educação Superior: Notas Estatísticas 2018. Brasília: Inep, 2019. http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf
JOHNES, Jill. University Rankings: What do they really show? Scientometrics, v. 115, n.1, p. 585-606, 2018. https://doi.org/10.1007/s11192-018-2666-1
KIM, Hoonho; LALANCETTE, Diane. Literature Review on The Value-Added Measurement in Higher Education. Paris: OECD. 52p, 2013. Disponível em: https://www.oecd.org/education/skills-beyond-school/Litterature%20Review%20VAM.pdf Acesso em 19/04/2020.
LAROS, Jacob Arie; MARCIANO, João Luiza Pereira. Análise Multinível aplicada aos dados do NELS:88. Estudos em Avaliação Educacional, v.19, n.40, p.263-278, 2008.
LIU, Lydia. Measuring value-added in higher education: conditions and caveats - results from using the Measure of Academic Proficiency and Progress (MAPPTM). Assessment and Evaluation in Higher Education, v.36, n.1, p. 81-94, 2011.
LIU, Lydia. Value-added assessment in higher education: a comparison of two methods. Higher Education, v.61, p. 445-461, 2011a.
MELGUIZO, Tatiana et al. The Methodological Challenges of Measuring Student Learning, Degree Attainment, and Early Labor Market Outcomes in Higher Education. Journal of Research on Educational Effectiveness, v. 27, n.2, p. 424-448, 2017.
MILLA, Joniada; SAN MARTÍN, Ernesto; BELLEGEM, Sébastien. Higher Education Value Added Using Multiple Outcomes. Journal of Educational Measurement, v. 53, n.3, p. 368-400, 2016.
MITCHELL, Douglas; MITCHELL, Ross. The Political Economy of Education Policy: The Case of Class Size Reduction. Peabody Journal of Education, v. 78, n.4, p. 120-152, 2003. https://doi.org/10.1207/S15327930PJE7804_07
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Getting Value out of Value-Added: Report of a Workshop. Washington, DC: The National Academies Press, 2010.
PIKE, Gary. Assessment Measures: Considerations when Using Value-Added Models in Higher Education Assessment. Assessment Update, v.28, n.5, p.8-10, 2016.
SHAVELSON, Richard et al. On the Practices and challenges of measuring higher education value-added: the case of Colombia. Assessment and Evaluation in Higher Education, v.41, n.5, p. 695-720, 2016.
STEEDLE, Jeffrey T. Selecting value-added models for post-secondary institutional assessment. Assessment and Evaluation in Higher Education, v.37, n.6, p. 637-652, 2012.
USHER, Alex; MEDOW, Jon. A global survey of university rankings and league tables. In: Kehm, B. M.; Stensaker, B. (2009). University rankings, diversity, and the new landscape of higher education. Rotterdam: Sense Publishers, p. 3-18, 2009. https://doi.org/10.1163/9789087908164_002
YEH, Stuart. Understanding and addressing the achievement gap through individualized instruction and formative assessment, Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, v.17, n.2, p. 169-182, 2010. https://doi.org/10.1080/09695941003694466
YEH, Stuart. Educational Accountability, Value-Added Modeling, and the Origin of the Achievement Gap. Education and Urban Society. v. 52, n. 8, p. 1181-1203, 2020. https://doi.org/10.1177/0013124519896823
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.