CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: FATORES INIBIDORES

Autores

  • Eunice Maria Lima Soriano de Alencar Universidade Católica de Brasília
  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Criatividade. Educação superior. Barreiras à criatividade.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar elementos percebidos por professores da educação superior como inibidores à promoção de condições adequadas ao desenvolvimento e expressão da criatividade de seus alunos. Trezentos e trinta e oito professores de instituições pública e particular de ensino superior responderam a uma checklist de barreiras à promoção de condições favoráveis à criatividade em sala de aula. Alunos com dificuldades de aprendizagem em sala de aula, desinteresse do aluno pelo conteúdo ministrado, poucas oportunidades para discutir e trocar ideias com colegas de trabalho sobre estratégias instrucionais e elevado número de alunos em sala de aula foram os itens com maior percentual de respostas. Alguns elementos cerceadores foram mais indicados por docentes de instituições públicas e outros por docentes de instituições particulares. Ademais, maior percentual de docentes do gênero feminino, comparativamente ao do gênero masculino, apontou cobrança de aulas expositivas pelos alunos e extensão do programa das disciplinas.

Biografia do Autor

  • Eunice Maria Lima Soriano de Alencar, Universidade Católica de Brasília
    Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília e pesquisadora do CNPq. Autora de inúmeros artigos de criatividade e superdotação. Integra o conselho editorial de revistas nacionais e internacionais.
  • Denise de Souza Fleith, Universidade de Brasília
    Professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e pesqusadora do CNPq. Autora de vários artigos e livros sobre criatividade e altas habilidades. Representa o Brasil no World Council for Gifted and Talented Children.

Downloads

Publicado

25-08-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: FATORES INIBIDORES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/27372. Acesso em: 19 abr. 2025.