AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVEL

Autores/as

  • Cláudia Regina Flores UFSC
    • Edel Ern UFSC
      • Inder Jeet Taneja UFSC
        • Tatiana da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

          Palabras clave:

          Curso de licenciatura em Matemática e em Física. Ensino a distância. Avaliação de curso.

          Resumen

          Com a implantação de cursos de licenciatura em Matemática e em Física na modalidade de ensino a distância, em 2005, na Universidade Federal de Santa Catarina, destacou-se a preocupação com a avaliação de tais cursos, a fim de viabilizar uma prática avaliativa sistematizada destes cursos. Assim, paralelamente ao trabalho das equipes que planejavam os cursos de licenciatura, foi instituída uma comissão, no âmbito do Centro de Ciências da Educação e do Centro de Ciências Físicas e Matemática, para pensar a avaliação dos cursos. Um modelo de avaliação foi elaborado e colocado em prática desde então. O modelo tem como idéia primordial a integração das vertentes de avaliação e de pesquisa, garantindo abarcar as dimensões quantitativa e qualitativa dos cursos. O objetivo neste artigo é apresentar, discutir e analisar o modelo de pesquisa e avaliação que até este momento tem orientado a realização das avaliações e pesquisas, relativas à implementação dos cursos de Licenciatura em questão.

          Biografía del autor/a

          • Cláudia Regina Flores, UFSC
            Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) Centro de Ciências da Educação (CED) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC, Brasil.
          • Edel Ern, UFSC
            Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED), Centro de Ciências da Educação (CED) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC, Brasil.
          • Inder Jeet Taneja, UFSC
            Departamento de Matemática (MTM), Centro de Ciências Físicas e Matemática (CFM) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC, Brasil.
          • Tatiana da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
            Departamento de Física Centro de Ciências Físicas e Matemática (CFM) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis/SC, Brasil.

          Publicado

          2010-08-25

          Número

          Sección

          Artigos

          Cómo citar

          AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM MODELO POSSÍVEL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/28968. Acesso em: 14 oct. 2025.