DIFICULDADES DA AVALIAÇÃO EM UM CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Ana Julia Pereira Santinho Gomes Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Luis do Nascimento Ortega Universidade do Oeste Paulista
  • Decio Gomes de Oliveira Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

Educação em Farmácia. Portfólio reflexivo. Avaliação em saúde.

Resumo

A avaliação da aprendizagem tem sido considerada uma das atividades mais complexas e polêmicas entre as atribuídas ao professor, principalmente quando se refere ao ambiente universitário dos cursos da área da saúde onde se observa que grande parte do corpo docente não possui formação pedagógica. O objetivo deste trabalho foi compreender as dificuldades da avaliação no processo de ensino-aprendizagem em um Curso de Farmácia. Para tanto, foram aplicados 2 questionários abertos abordando 61,3% dos docentes e 56,6% dos discentes, onde se pode observar que 85% dos professores e alunos entrevistados atribuem o significado da avaliação escolar à medida do conhecimento do aluno, indicando a forte influencia tecnicista. Entretanto, há uma tendência do corpo docente em usar diversos instrumentos para diagnosticar o aprendizado dos alunos, anunciando uma importante mudança em direção a um paradigma emergente que reclama relações mais humanizadas. Por outro lado, nota-se que os alunos apontam os instrumentos denominados como “prova” com freqüência superior se comparados aos professores. Soma-se a isto, outra dificuldade apontada pelos professores relacionada com a incompreensão de textos, além de pouca motivação para capacitação pedagógica. Sugere-se a inclusão de mais um instrumento para diagnóstico dos progressos do aluno: o Portfólio. Em conclusão, recomenda-se fortemente a profissionalização dos professores a fim de desenvolverem as habilidades e as competências pertinentes ao curso.

Biografia do Autor

  • Ana Julia Pereira Santinho Gomes, Universidade Federal de São João Del-Rei
    Docente do curso de Farmacia na UFSJ - Campus Centro-Oeste CCO-Dona Lindu. Profa.Dra. em Ciencias Farmaceuticas pela FCFRP-USP. Pós-graduanda em Magistério do Ensino Superior na Universidade do Oeste Paulista.
  • Luis do Nascimento Ortega, Universidade do Oeste Paulista
    Prof. MSc. em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia, Membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo
  • Decio Gomes de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista
    Prof. Dr. em Biociências e Biotecnologia aplicadas à Farmácia, Membro da Comissão de Integração Ensino e Serviço do Oeste Paulista

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Publicado

22-09-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIFICULDADES DA AVALIAÇÃO EM UM CURSO DE FARMÁCIA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/29624. Acesso em: 19 abr. 2025.