MUDANÇAS NOS PESOS DO CPC E SEU IMPACTO NOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E PRIVADAS

Autores

  • Helio Radke Bittencourt PUCRS
  • Lorí Viali PUCRS e UFRGS
  • Alziro Cesar de Morais Rodrigues PUCRS
  • Alam de Oliveira Casartelli PUCRS

Palavras-chave:

Educação superior. Enade. CPC. Avaliação educacional.

Resumo

Desde a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no ano de 2004, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vem promovendo modificações em relação à forma de avaliação dos cursos de graduação brasileiros que incluem a criação de novos conceitos e alterações na composição e nos pesos dos conceitos derivados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Além disso, a transparência na divulgação dos resultados é cada vez maior. Na edição 2008 do Enade, a divulgação detalhada dos resultados permitiu uma análise minuciosa do principal indicador oficial da qualidade dos cursos de graduação brasileiros – o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Este trabalho tem por objetivo analisar o efeito das ponderações utilizadas no CPC e, principalmente, examinar o impacto que eventuais mudanças teriam sobre os conceitos de cursos oferecidos por universidades privadas e federais brasileiras.

Biografia do Autor

  • Helio Radke Bittencourt, PUCRS
    Estatístico. Professor do Departamento de Estatística, Faculdade de Matemática, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Lorí Viali, PUCRS e UFRGS
    Matemático. Professor do Departamento de Estatística, Faculdade de Matemática, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Departamento de Estatística da UFRGS
  • Alziro Cesar de Morais Rodrigues, PUCRS
    Assessor da Reitoria da PUCRS. Professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS.
  • Alam de Oliveira Casartelli, PUCRS
    Professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS.

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Publicado

20-09-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MUDANÇAS NOS PESOS DO CPC E SEU IMPACTO NOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E PRIVADAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/29659. Acesso em: 19 abr. 2025.