ESTUDANTES E AVALIAÇÃO

Autores

  • Denise Leite UFRGS

Palavras-chave:

Avaliação. Universidade. Educação superior. Estudante universitário.

Resumo

Em diferentes países e sociedades figura a temática da pesquisa sobre o ‘estudante universitário’. Enquanto as abordagens da pesquisa internacional privilegiam o conhecimento sobre as aprendizagens do estudante universitário, suas culturas e interesses, no Brasil, sem descuidar o caráter psicológico destas abordagens, a pesquisa inclui também uma perspectiva política e social. Isto porque os estudantes se destacaram, ao longo da história, pelo ativismo político através de movimentos organizados que influíram na vida nacional. Neste artigo são apontados alguns autores que abordam a temática e algumas de suas obras bem como os movimentos estudantis e suas ações. Em contrates a estes movimentos de formação do sujeito político na universidade questiona-se a influencia dos programas de avaliação expressos em resultados de exames nacionais (da escola fundamental, ao ensino médio e à universidade). Questiona-se igualmente o apelo consumista do marketing das instituições sobre os estudantes que são vistos como estudantes-consumidores em busca de ascensão profissional pelo acúmulo de bagagem individualizada e produtivista.

Biografia do Autor

  • Denise Leite, UFRGS
    Denise Balarine Cavalheiro Leite atua na área da Educação. É Professora Titular Aposentada, Docente Permanente Convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e pesquisadora CNPq. Suas principais áreas de interesse são Avaliação Institucional, Inovação e Pedagogia Universitária.

Downloads

Publicado

17-09-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESTUDANTES E AVALIAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/34309. Acesso em: 19 abr. 2025.