AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?

Autores

  • Marisa Aparecida Pereira Santos Universidade Sagrado Coração
  • Carolina Nunes Pegoraro Universidade Sagrado Coração
  • Ilda Basso Universidade Sagrado Coração
  • Maria Auxiliadora de Castilho Universidade Sagrado Coração
  • Thiago Macedo Silvestre Universidade Sagrado Coração

Palavras-chave:

Metodologia de ensino-aprendizagem. Avaliação. Avaliação institucional. Syllabus.

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar os resultados da avaliação somativa do Projeto Pedagógico Syllabus, implantado no início de 2008, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Sagrado Coração (USC), localizada na cidade de Bauru, no interior do Estado de São Paulo. Para isso, avaliou-se o desempenho de uma amostragem de estudantes da USC, ingressantes dos cursos de Pedagogia, História, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação, que durante um ano utilizaram a metodologia Syllabus, nas questões de formação geral do ENADE/2008. Os dados analisados são relativos à comparação do desempenho dos estudantes da USC com estudantes dos mesmos cursos em outras instituições de Ensino Superior, localizadas na região de Bauru, e também com a média geral dos estudantes destes cursos no Brasil. Foram ainda analisados os resultados de uma avaliação interna feita pela Universidade em 2009, sobre a aplicação desta nova metodologia de ensino-aprendizagem. Com relação ao desempenho nas questões do ENADE/2008, observou-se que os melhores resultados foram obtidos pelos estudantes da USC. Além disso, verificou-se que os estudantes de Pedagogia e História, que obtiveram, dentre os cursos avaliados, o melhor desempenho nas questões de formação geral do ENADE/2008, foram os que apontaram na avaliação da metodologia, o maior índice de participação nas Leituras e Atividades Prévias recomendadas pelos docentes. As evidências encontradas sugerem que a metodologia Syllabus tem apresentado um impacto positivo na aprendizagem dos universitários.

Biografia do Autor

  • Marisa Aparecida Pereira Santos, Universidade Sagrado Coração
    Graduada em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras José Olímpio. Mestre em Educação pela Unesp, campus de Bauru. Doutora em Educação pela USP, campus São Paulo. Atualmente é professora titular da Universidade Sagrado Coração (USC), presidente da Comissão Própria de Avaliação e coordenadora de projetos didáticos pedagógicos na USC. Possui experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores, administração escolar, teoria e prática e prática docente. É avaliadora institucional do MEC.
  • Carolina Nunes Pegoraro, Universidade Sagrado Coração
    Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru, USP. Possui Mestrado (1996) E dOUTORADO (2003) em Odontologia, área de Dentística, pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente I da Universidade Sagrado Coração. Tem experiência no Ensino Superior, na área da Saúde. Atua há 15 anos como docente do curso de Odontologia na Universidade Sagrado Coração. Atua há três anos na Coordenadoria Didática da USC.
  • Ilda Basso, Universidade Sagrado Coração
    Possui graduação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Pedagogia (Licenciatura Plena) Habilitação em Orientação Educacional-Superior Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tuiuti, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração.
  • Maria Auxiliadora de Castilho, Universidade Sagrado Coração
    Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Sagrado Coração. Mestranda em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV. Tem experiência na área administrativa e financeira em instituições de ensino. Atualmente atua como Coordenadora Financeira da USC.
  • Thiago Macedo Silvestre, Universidade Sagrado Coração
    Estudante do curso de Ciência da Computação na Universidade Sagrado Coração. Responsável pelo suporte técnico da Plataforma Syllabus

Downloads

Publicado

05-04-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAR PROJETO METODOLÓGICO: ISTO É POSSÍVEL?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/34909. Acesso em: 19 abr. 2025.