DICOTOMIAS CONCEITUAIS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Mariana Pfeifer UFPR

Palavras-chave:

Avaliação institucional. Educação superior. Dicotomia.

Resumo

O presente ensaio resulta de um resgate das concepções que envolvem a Avaliação no âmbito das Políticas para a Educação Superior, explicitando as conceituações dicotômicas encontradas na literatura especializada. Tal resgate busca contribuir para o aprofundamento dos debates e versará em torno dos elementos conceituais que compõem e que são fundamentais para a compreensão da Avaliação da Educação Superior, aqui metodologicamente organizados em dicotomias, dentre as quais pode-se citar: Qualidade Social x Qualidade Eficiência, Avaliação Quantitativa x Avaliação Qualitativa, Avaliação de Processo x Avaliação de Produto, Avaliação Global x Avaliação Pontual, Avaliação Contextualizada x Avaliação Descontextualizada, Avaliação Externa x Avaliação Interna, Avaliação Formativa x Avaliação Punitiva, entre outras. Tais aspectos aqui trazidos enquanto dicotomias revelam a existência de um cenário plural nos debates e posições sobre o tema da Avaliação da Educação Superior, presentes tanto no campo da gestão acadêmica e administrativa das Instituições de Ensino Superior quanto da gestão pública.

Biografia do Autor

  • Mariana Pfeifer, UFPR
    Assistente Social e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR, com inserção na linha Políticas e Gestão da Educação. Foi Professora Assistente II da Universidade Federal do Paraná - UFPR - Setor Litoral no período de 2006 a 2010, com atuação nos cursos de Serviço Social e Gestão Pública. Atualmente é Professora Assistente II do Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense - UFF – Pólo Universitário de Rio das Ostras. Tem produção científica nas áreas: Estado, sociedade civil e políticas sociais; Políticas da Educação Superior; O pensamento de Antonio Grasmci; Responsabilidade Social das Empresas.

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Publicado

24-05-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DICOTOMIAS CONCEITUAIS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/51406. Acesso em: 19 abr. 2025.