AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTES

Autores

  • Marcos Antonio Batista Universidade do Vale do Sapucaí - Univás
  • Maria de Fátima Freitas de Paula
  • Maria Ignez Arantes Oliveira
  • Emanuel Eustáquio Almeida

Palavras-chave:

Análise fatorial. Psicometria. Universitários. Docentes.

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever o processo de construção de um instrumento de avaliação para mensurar a autopercepção de discentes, docentes e funcionários acerca dos vários aspectos da rotina acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Na etapa inicial, elaborou-se um instrumento-piloto, sob a forma de escala Likert de cinco pontos, com base nas dimensões indicadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Estudos psicométricos de análise fatorial e precisão evidenciaram diferenças nos pontos de vista de discentes, docentes e funcionários. Agrupados em três bancos de dados, os protocolos passaram por novas análises que resultaram em duas escalas consistentes para docentes e discentes, como se percebe pela boa configuração e interpretação dos fatores. A impossibilidade de se finalizar uma escala para os funcionários demonstrou a existência de falha na construção dos itens para esse segmento e sugeriu novos procedimentos.

Biografia do Autor

  • Marcos Antonio Batista, Universidade do Vale do Sapucaí - Univás
    Doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco - USF (2007) - Nota 6 pela Capes. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Professor Assistente do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí/MG. Possui experiência em docência e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, adolescente, escala, satisfação escolar, liderança e saúde coletiva.

Downloads

Publicado

11-12-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE ESCALAS PARA DISCENTES E DOCENTES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/70073. Acesso em: 19 abr. 2025.