GESTÃO NAS ESCOLAS MÉDICAS E SUSTENTABILIDADE DOS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE
Palavras-chave:
Gestão. Desenvolvimento docente. Educação MédicaResumo
O objetivo deste trabalho consistiu em conhecer a percepção dos docentes, que trabalham numa escola médica que utiliza métodos ativos de ensino/aprendizagem há 10 anos, sobre o desempenho e a importância da gestão na sustentabilidade do PDD. Os sujeitos desta pesquisa foram 115 professores do curso de medicina de uma Universidade Estadual que trabalham com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Problematização e já desempenharam as diversas funções docentes propostas. Na coleta de dados utilizamos um questionário com assertivas relacionadas à temática pesquisada e análise do grau de concordância e/ou discordância que foram sistematizadas, classificadas, tabuladas e dispostas em gráficos. Para o aprofundamento da pesquisa, utilizamos a entrevista semi-estruturada, cujos dados foram submetidos à análise temática. Os docentes reconhecem a importância da instituição oferecer um Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) adequado às demandas da própria instituição, mas também às suas demandas. Eles ressaltam que este programa somente será efetivo se a gestão garantir a sua sustentabilidade, o que implica assumir a sua importância, institucionalização, planejamento, e apoio na implantação e execução. Eles não mencionam a ação dos gestores dessa instituição no PDD e enfatizam o despreparo dos mesmos, bem como algumas conseqüências dessa falta de preparo, destacam a necessidade dos gestores se prepararem e assumem a responsabilidade do próprio preparo para assumir as funções de gestores propostas nos métodos ativos. Reconhecem a avaliação formativa como um importante instrumento de gestão, porém destacam que ela não tem sido utilizada de forma adequada. O resultado desta pesquisa indica fragilidades da gestão em relação à sustentabilidade do PDD. Investigar a percepção dos docentes, neste contexto, nos leva a refletir sobre as diversificadas funções e desafios enfrentados pelos gestores. No exercício de qualquer uma das suas atividades ele é constantemente avaliador. Acredita-se que se a gestão estivesse utilizando a avaliação como instrumento formativo dos atores envolvidos e do processo de ensino/aprendizagem, talvez nesta pesquisa, não teriam aparecido tantas fragilidades relativas à gestão, o que possivelmente permitiria maior sustentabilidade ao PDD. Faz-se necessário, outros estudos que aprofundem esta discussão, uma vez que trata-se de um tema de grande relevância e importância.Downloads
Publicado
09-04-2013
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Como Citar
GESTÃO NAS ESCOLAS MÉDICAS E SUSTENTABILIDADE DOS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/70443. Acesso em: 19 abr. 2025.