OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO ESTÃO EM SINTONIA COM O MERCADO DE TRABALHO?

Autores

  • Timóteo Ramos Queiroz UNESP - Univ Estadual Paulista Professor Assistente
  • Fábio Mosso Moreira Aluno do Curso de Administração da UNESP - Univ Estadual Paulista.
  • Nayele Macini Aluna do Curso de Administração da UNESP - Univ Estadual Paulista.
  • Gabriela Hermida Campeão Aluna do Curso de Administração da UNESP - Univ Estadual Paulista.

Palavras-chave:

Avaliação, UNESP, Curso de Administração, Discentes, Demandas de mercado.

Resumo

O presente artigo realiza o levantamento de demandas em relação ao perfil dos profissionais de Administração pelo mercado de trabalho, descreve tais características e analisa como os alunos do curso de Administração da UNESP/Tupã se encontram em relação a tais quesitos. Os pontos levantados demonstram interesses do mercado de trabalho não somente para conhecimentos de formação técnica-acadêmica, como também, conhecimentos e habilidades interpessoais e extracurriculares. Estes pontos foram identificados através de um estudo bibliográfico e da consulta a formulários de vagas de estágio e emprego do projeto de extensão Balcão de Estágios e Empregos, na UNESP/Tupã. A partir da comparação entre estas fontes, foi possível identificar as principais competências procuradas pelas empresas no perfil de um administrador. Com caracterização do objeto de estudo foi possível realizar comparações em relação ao termo em que o aluno se encontrava no curso (3º, 5º e 7º semestres), tanto como em relação ao período (diurno e noturno), verificando se tais competências evoluíam com o passar do curso. O trabalho conclui também que não basta para os alunos de administração restringir sua formação apenas com os conhecimentos acadêmicos, sendo necessário para a formação de um perfil adequado, o desenvolvimento de atividades extracurriculares que incrementem competências como conhecimento de informática e idiomas. Constatações relevantes demonstraram que a formação dos alunos, e a forma como reagem às demandas, estão fortemente conectadas às exigências de mercado.

Biografia do Autor

  • Timóteo Ramos Queiroz, UNESP - Univ Estadual Paulista Professor Assistente
    Professor da CET/UNESP, Administrador pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre e Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador do CEPEAGRO/CET/UNESP, parecerista da Revista Custos e Agronegócios da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenador do livro "Agronegócios: Gestão e Inovação", Editora Saraiva. Tem experiências áreas gestão de redes e cadeias produtivas, análises de APL's, análises financeiras, sistemas de custeio e indicadores de desempenho.
  • Fábio Mosso Moreira, Aluno do Curso de Administração da UNESP - Univ Estadual Paulista.
    Bolsista UNESP/PET, Graduando em Administração pela UNESP – Campus Experimental de Tupã.
  • Nayele Macini, Aluna do Curso de Administração da UNESP - Univ Estadual Paulista.
    Bolsista UNESP/PROEX, Graduanda em Administração pela UNESP – Campus Experimental de Tupã.
  • Gabriela Hermida Campeão, Aluna do Curso de Administração da UNESP - Univ Estadual Paulista.
    Bolsista UNESP/PROEX, Graduanda em Administração pela UNESP – Campus Experimental de Tupã.

Downloads

Publicado

26-11-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO ESTÃO EM SINTONIA COM O MERCADO DE TRABALHO?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/81485. Acesso em: 19 abr. 2025.