AUTOAVALIAÇÃO SINAES: ESTRATÉGIAS DE GESTORES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Letice Dalla Lana
    • Marlene Kreutz Rodrigues Hospital Universitário de Santa Maria- RS
      • Juliane do Nascimento Quadros Universidade Federal de Santa Maria
        • Leoni Pentiado Godoy Universidade Federal de Santa Maria, RS
          • Antão Tadeu de Souza
            • Lucas Kreutz Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria, RS.
              • Odete Teresinha Portela

                Palavras-chave:

                Autoavaliação Diagnóstica. Gestão hospitalar. Hospital Público.

                Resumo

                Objetivo: analisar as estratégias de gestão adotadas pelos gestores do HUSM a partir dos resultados da autoavaliação institucional. Metodologia: Foi elaborado um instrumento de autoavaliação, mantendo a estrutura e os fundamentos do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). A análise atendeu as dimensões do SINAES. Resultados: Dos gestores, 46,58% afirmam não ter domínio a respeito da legislação do serviço; 80,83% classificaram a atuação da equipe adequada com relação a Política Nacional de Humanização; 58,9% segregam o lixo de forma adequada; 68,50% consideram a comunicação interna adequada; 97,22% dos gestores avaliaram seu domínio técnico científico satisfatório. Com relação ao ensino, 89,41% dos gestores consideraram o hospital como bom e 90,41% avaliaram como adequado o acompanhamento aos discentes. Conclusão: O processo de avaliação permitiu reflexão e análise do HUSM na visão do gestor sobre vários aspectos nas dimensões consideradas importantes para oferecer um bom campo de ensino.

                Biografia do Autor

                • Letice Dalla Lana
                  Enfermeira, Especialista pela Residencia Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul. Membro do Núcleo de Assessoria da Gestão da Qualidade do Hospital Universitário de Santa Maria.
                • Marlene Kreutz Rodrigues, Hospital Universitário de Santa Maria- RS
                  Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Apoio Gerencial, HUSM/UFSM, Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria (RS), Brasil
                • Juliane do Nascimento Quadros, Universidade Federal de Santa Maria
                  Administradora, Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Maria
                • Leoni Pentiado Godoy, Universidade Federal de Santa Maria, RS
                  Professora Doutora Adjunta do Departamento de Engenharia Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, da Universidade Federal de Santa Maria, RS
                • Antão Tadeu de Souza
                  Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Engenharia da Produção, da Universidade Federal de Santa Maria, RS.
                • Lucas Kreutz Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria, RS.
                  Acadêmico quinto semestre de Medicina, Universidade Federal de Santa Maria, RS.
                • Odete Teresinha Portela
                  Enfermeira. Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria-RS. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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                Publicado

                26-11-2013

                Edição

                Seção

                Artigos

                Como Citar

                AUTOAVALIAÇÃO SINAES: ESTRATÉGIAS DE GESTORES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/89708. Acesso em: 15 out. 2025.