A INCLUSÃO DO ESTUDANTE-TRABALHADOR E DO TRABALHADOR-ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIO PÚBLICO A SER ENFRENTADO

Autores

  • Maria Fátima Costa de Paula Universidade Federal Fluminense
  • Hustana Maria Vargas Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação Superior, Democratização, Inclusão Social, Trabalho, Estudo

Resumo

O artigo trata da democratização da educação superior compreendida como um processo que se realiza integralmente com a conclusão dos cursos por parte dos estudantes, tendo como alvo privilegiado a inclusão das camadas subalternizadas. Mostra que, embora a grande maioria dos nossos estudantes trabalhe, as políticas públicas e a legislação brasileira não contemplam a particularidade dessa condição, dificultando a permanência do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na universidade. Discute esta problemática com foco num curso noturno ofertado em Instituições Federais de Educação Superior, as quais se encontram em processo de expansão, pretensamente inclusiva. Finalmente, considerando que as dificuldades de conciliação entre as atividades de estudo e trabalho são enfrentadas por políticas públicas de outros países, traz os casos português e cubano sobre o assunto, de forma a nortear possíveis encaminhamentos desse dilema em nosso país.

Biografia do Autor

  • Maria Fátima Costa de Paula, Universidade Federal Fluminense
    Maria de Fátima Costa de Paula é Doutora em Sociologia pela USP, Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da UFF (NEPES) e Pesquisadora do CNPq.
  • Hustana Maria Vargas, Universidade Federal Fluminense
    Hustana Maria Vargas é Doutora em Educação pela PUC-Rio de Janeiro, Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Lidera o grupo de pesquisas "Democratização da Universidade em Perspectiva" e é Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da UFF (NEPES).

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Publicado

16-04-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A INCLUSÃO DO ESTUDANTE-TRABALHADOR E DO TRABALHADOR-ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIO PÚBLICO A SER ENFRENTADO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/97717. Acesso em: 19 abr. 2025.