ACREDITAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma necessidade ou uma normatização

Autores

  • Marlis Morosini Polidori Centro Universitário Metodista IPA
  • Nathan Ono de Carvalho Centro Universitário Metodista IPA

Palavras-chave:

Acreditação. Avaliação. Educação Superior.

Resumo

Os processos de acreditação na educação superior vêm sendo uma prática apresentada em diversos países que buscam avaliar a qualidade dos diversos serviços que são oferecidos em uma instituição de educação superior. O presente artigo busca analisar o contexto da educação superior brasileira no que diz respeito ao desenvolvimento de avaliações suportadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e as relações com o desenvolvimento de processos de acreditação. Utiliza-se de entrevistas semiestruturadas com atores de alguns países que vem desenvolvendo a sistemática de acreditação e com atores do Brasil que estão envolvidos com os processos avaliativos, além de uma revisão teórica acerca da temática pesquisada.

Biografia do Autor

  • Marlis Morosini Polidori, Centro Universitário Metodista IPA
    Professora pesquisadora do Centro Universitário Metodista IPA tendo como principal foco de pesquisa a avaliação. Professora do programa de Pós-graduação - Mestrado em Reabilitação e Inclusão na mesma IES.
  • Nathan Ono de Carvalho, Centro Universitário Metodista IPA
    Mestrando do programa de Mestrado em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário metodista IPA

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Publicado

16-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ACREDITAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma necessidade ou uma normatização. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/134967. Acesso em: 5 maio. 2025.