ACREDITAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma necessidade ou uma normatização

Autores/as

  • Marlis Morosini Polidori Centro Universitário Metodista IPA
    • Nathan Ono de Carvalho Centro Universitário Metodista IPA

      Palabras clave:

      Acreditação. Avaliação. Educação Superior.

      Resumen

      Os processos de acreditação na educação superior vêm sendo uma prática apresentada em diversos países que buscam avaliar a qualidade dos diversos serviços que são oferecidos em uma instituição de educação superior. O presente artigo busca analisar o contexto da educação superior brasileira no que diz respeito ao desenvolvimento de avaliações suportadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e as relações com o desenvolvimento de processos de acreditação. Utiliza-se de entrevistas semiestruturadas com atores de alguns países que vem desenvolvendo a sistemática de acreditação e com atores do Brasil que estão envolvidos com os processos avaliativos, além de uma revisão teórica acerca da temática pesquisada.

      Biografía del autor/a

      • Marlis Morosini Polidori, Centro Universitário Metodista IPA
        Professora pesquisadora do Centro Universitário Metodista IPA tendo como principal foco de pesquisa a avaliação. Professora do programa de Pós-graduação - Mestrado em Reabilitação e Inclusão na mesma IES.
      • Nathan Ono de Carvalho, Centro Universitário Metodista IPA
        Mestrando do programa de Mestrado em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário metodista IPA

      Publicado

      2016-08-16

      Número

      Sección

      Artigos

      Cómo citar

      ACREDITAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma necessidade ou uma normatização. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/134967. Acesso em: 14 oct. 2025.