A SUSTENTABILIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A ENGENNHARIA DE PRODUÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Tiago Juliano, Ismail Barra Nova de Melo, Silvio César Moral Marques

Resumo


A Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos do sistema produtivo, como exigência da sustentabilidade. O projeto pedagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e da Universidade Federal de São Carlos indica a concepção do conceito associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e a ênfase no papel da empresa e da tecnologia para a sustentabilidade, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos.

Palavras-chave


sustentabilidade; projeto pedagógico; engenharia de produção

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP. Classificação "Qualis - A1" Novo contato editor Prof. Dr. José Dias Sobrinho - jdiassob@gmail.com