A SUSTENTABILIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A ENGENNHARIA DE PRODUÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Palabras clave:
sustentabilidade, projeto pedagógico, engenharia de produçãoResumen
A Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos do sistema produtivo, como exigência da sustentabilidade. O projeto pedagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e da Universidade Federal de São Carlos indica a concepção do conceito associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e a ênfase no papel da empresa e da tecnologia para a sustentabilidade, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos.Descargas
Publicado
2017-10-03
Número
Sección
Artigos
Licencia
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Cómo citar
A SUSTENTABILIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A ENGENNHARIA DE PRODUÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 676–696, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/155323. Acesso em: 19 apr. 2025.