A SUSTENTABILIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A ENGENNHARIA DE PRODUÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Palabras clave:
sustentabilidade, projeto pedagógico, engenharia de produçãoResumen
A Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos do sistema produtivo, como exigência da sustentabilidade. O projeto pedagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e da Universidade Federal de São Carlos indica a concepção do conceito associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e a ênfase no papel da empresa e da tecnologia para a sustentabilidade, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.