A SUSTENTABILIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A ENGENNHARIA DE PRODUÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores/as

  • Tiago Juliano Universidade Federal de São Carlos
  • Ismail Barra Nova de Melo Universidade Federal de São Carlos
  • Silvio César Moral Marques Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

sustentabilidade, projeto pedagógico, engenharia de produção

Resumen

A Engenharia de Produção apresenta competências vinculadas à compreensão das relações entre o fenômeno produtivo e seus desdobramentos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, atribuindo aos profissionais que atuam neste campo um papel relevante no desenvolvimento de alternativas que minimizem os impactos do sistema produtivo, como exigência da sustentabilidade. O projeto pedagógico de um curso, por sua vez, é um processo de construção coletiva que revela a visão de mundo e sociedade dos atores envolvidos com a instituição de ensino. Esta investigação é uma pesquisa documental que busca identificar quais dimensões do conceito de sustentabilidade são abordadas nas propostas pedagógicas das graduações em Engenharia de Produção de universidades públicas em São Paulo. A análise do conteúdo dos projetos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e da Universidade Federal de São Carlos indica a concepção do conceito associada à preocupação com os impactos ambientais do sistema produtivo e a ênfase no papel da empresa e da tecnologia para a sustentabilidade, configurando as dimensões privilegiadas nas propostas destes cursos.

Biografía del autor/a

  • Tiago Juliano, Universidade Federal de São Carlos
    Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade
  • Ismail Barra Nova de Melo, Universidade Federal de São Carlos
    Professor Dr. Departamento de Geografia, Humanidades e Turismo
  • Silvio César Moral Marques, Universidade Federal de São Carlos
    Professor Dr. Departamento de Geografia, Humanidades e Turismo

Publicado

2017-10-03

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A SUSTENTABILIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A ENGENNHARIA DE PRODUÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 676–696, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/155323. Acesso em: 19 apr. 2025.