As Agências Nacionais de Acreditação no Sistema ARCU-SUL: primeiras considerações
Palavras-chave:
ACREDITAÇÃO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, ARCU-SULResumo
O texto analisa o papel das Agências Nacionais de Acreditação (ANAs), que são os órgãos responsáveis pela execução das acreditações dos cursos no Sistema Regional de Acreditação de Cursos Universitários (ARCU-SUL) no Mercosul Educacional. O ARCU-SUL foi criado em 2008, com caráter permanente, após ter funcionado entre os anos de 2004 e 2006 o Mecanismo Experimental de Acreditação de Cursos Universitários (MEXA) que acreditou cursos de medicina, engenharia e agronomia. O trabalho mostra resultados parciais de pesquisa baseada em análise documental e entrevistas. São apresentadas as características das agências dos países originários do Mercosul, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e analisadas segundo quatro critérios: forma de criação; autonomia; natureza; estrutura e compatibilidade como ANA no marco da Rede de Agências Nacionais de Acreditação. Conclui-se que o ARCU-SUL não está implantado completamente ainda, pois não tem acreditado cursos em todos os países do bloco e que isto não está apenas vinculado com a maior ou menor experiência de avaliação da educação superior dos países.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.