As Agências Nacionais de Acreditação no Sistema ARCU-SUL: primeiras considerações

Autores/as

  • Gladys Beatriz Barreyro Universidade de São Paulo
    • SILVANA LORENA LAGORIA UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA
      • GABRIELLA DE CAMARGO HIZUME USP UNIOESTE

        Palabras clave:

        ACREDITAÇÃO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, ARCU-SUL

        Resumen

        O texto analisa o papel das Agências Nacionais de Acreditação (ANAs), que são os órgãos responsáveis pela execução das acreditações dos cursos no Sistema Regional de Acreditação de Cursos Universitários (ARCU-SUL) no Mercosul Educacional. O ARCU-SUL foi criado em 2008, com caráter permanente, após ter funcionado entre os anos de 2004 e 2006 o Mecanismo Experimental de Acreditação de Cursos Universitários (MEXA) que acreditou cursos de medicina, engenharia e agronomia. O trabalho mostra resultados parciais de pesquisa baseada em análise documental e entrevistas. São apresentadas as características das agências dos países originários do Mercosul, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e analisadas segundo quatro critérios: forma de criação; autonomia; natureza; estrutura e compatibilidade como ANA no marco da Rede de Agências Nacionais de Acreditação. Conclui-se que o ARCU-SUL não está implantado completamente ainda, pois não tem acreditado cursos em todos os países do bloco e que isto não está apenas vinculado com a maior ou menor experiência de avaliação da educação superior dos países.

        Biografía del autor/a

        • Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo
          Programa de Pós-Graduação em Educação (FE-USP) Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM USP) Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH USP) Área: Educação superior, avaliação da educação superior, políticas de educação superior. Brasil e América Latina
        • SILVANA LORENA LAGORIA, UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA
          Doutoranda do Programa em Estudos Sociais da América Latina. Professora da Universidad Nacional de Córdoba e da Universidad Blas Pascal. Bolsista do CONICET
        • GABRIELLA DE CAMARGO HIZUME, USP UNIOESTE
          Mestranda do Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo. Bolsista FAPESP. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

        Publicado

        2014-11-19

        Número

        Sección

        Artigos

        Cómo citar

        As Agências Nacionais de Acreditação no Sistema ARCU-SUL: primeiras considerações. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/105580. Acesso em: 14 oct. 2025.